Política

CPI da saúde

Tobias: ´´Pollake me pediu para aprovar o projeto´´

Secretário disse que foi pressionado a aprovar projeto Anjos da Saúde


João Luiz Onety
29/06/2020 às 15h47min

- Foto: João Luiz Onety


Na volta, após a suspensão para o período de almoço o ex-secretário Rodrigo Tobias explica sobre quem realmente gerenciava a pasta da saúde, já que durante a primeira hora de depoimento o ex-secretário mencionou o nome da marqueteira, Carla Pollake que foi mencionada pelo ex-secretário executivo da SUSAM, João Paulo Marques durante depoimento à CPI da Saúde na última sexta-feira (26).

 

Tobias fala que foi pressionado e que recebia ligações da senhora Carla Pollake (figura até então desconhecida no meio governamental). De acordo com o depoimento do ex-secretário, Carla foi a responsável pelo projeto Anjos da Saúde que teve o custo de mais de R$ 6 milhões de reais.


Veja também: CPI da saúde vai convocar marqueteira de São Paulo

 

O único deputado a defender o fato do projeto de saúde ter sido concebido por uma pessoa ´´estranha´´ e de fora da SUSAM, foi o deputado da base governista, Dr. Gomes (PSC). Todos os outros membros da CPI questionaram a relação de Carla Pollake com a secretaria estadual de saúde.

 

Tobias por várias vezes afirmou que só o governador Wilson Lima poderia responder porque Carla Pollake teria tamanha importância dentro do governador. O deputado Wilker Barreto rebateu dizendo que ninguém atende uma pessoas desconhecida e considera aprovar qualquer que seja o pedido e questiona quem seria a pessoas por trás de Carla.

 

´´ Carla Pollake transitava junto do governador e muitas das suas ideias eram compradas pelo governador. Dentre elas a criação do projeto Anjos da Saúde´´

 

Tobias fez essa declaração, mas se reservou ao direito de ficar em silêncio para não fazer nenhuma ´´inferência precipitada´´ conforme palavras do próprio depoente. O deputado Serafim Corrêa (PSB) completou dizendo que o ex-secretário de saúde Rodrigo Tobias foi exonerado por não concordar com certos projetos dentro do governo do Estado.


Sobre o projeto Anjos da Saúde

O Anjos da Saúde foi um projeto lançado pela Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Social (Aades) no dia 9 de abril com o objetivo de fortalecer a oferta dos serviços de atendimento aos usuários das unidades de saúde do sistema público estadual.

 

Os profissionais especializados irão atuar na fiscalização e acompanhamento das atividades oferecidas por meio dos atendimentos médicos, serviço social, enfermagem, recepção, ouvidoria e demais atividades realizadas no âmbito ambulatorial e hospitalar, otimizando e humanizando os serviços prestados nas unidades de saúdes contempladas.

 

Veja mais:

 

´´Wilson Lima não me dava apoio´´, diz Rodrigo Tobias

 

´´Tive que confiar em Dayana Mejia´´, declarou ex- SUSAM

Comentários