Em breve reunião entre a bancada federal do Amazonas e o ministro da Economia, Paulo Guedes, no início da noite desta terça-feira, 23, os representantes do Estado apresentaram uma contraproposta ao ministro para que retire o decreto federal que reduz a alíquota do Imposto de Importação do setor de bicicletas no país: reduzir o tributo deste produto produzido fora do Brasil. A reunião aconteceu na sede do ministério, em Brasília.
De acordo com o coordenador da bancada, senador Omar Aziz (PSD), Guedes se comprometeu em dar uma resposta em 24 horas. "Caso contrário, vamos apresentar o projeto de decreto legislativo para sustar os efeitos deste decreto do governo", afirmou o parlamentar.
A redução tributária do setor de bicicletas atinge fábricas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) e ameaça pelo menos 5 mil empregos, apontam dirigentes de entidades empresariais.
Além de Omar, participaram da reunião os senadores Eduardo Braga (MDB) e Plínio Valério (PSDB) e seis dois oito deputados federais. Átila Lins (PP) e Delegado Pablo (PSL) não estavam presentes.