Manaus

Controle emocional

ENEM: Dicas para controlar a ansiedade na hora da prova

Cuidar da saúde emocional também é importante para os alunos garantirem um bom desempenho


Joana Rebouças
22/02/2021 às 21h13min



Muitos estudantes estudam o ano todo para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e conquistar a tão sonhada vaga no Ensino Superior. O dia da prova já é naturalmente marcado pela ansiedade, mas neste ano o candidato enfrenta mais um problema: fazer a prova em meio a uma pandemia.

 

Guilherme Aires, de 19 anos, vai fazer o Enem pela primeira vez e por conta de todas as incertezas não conseguiu ter uma preparação adequada.

 

“Eu não tive uma preparação muito boa e a gente acaba enfrentando mais dificuldades, como o medo de não conseguir fazer a prova por não ter mais vaga na sala [como aconteceu em alguns Estados]”.

 

Pensando em ajudar as pessoas que irão fazer o Enem, o Portal Norte de Notícias entrevistou o coordenador pedagógico do Vetor, Albervan Cidrônio, que deu várias dicas, inclusive de como controlar a ansiedade.

 

"Principalmente neste Enem, que vem carregado de sentimentos e emoções por conta de tudo o que aconteceu ao longo do ano passado, além do adiamento da prova aqui no Amazonas, que foi um momento muito dramático, porque várias famílias perderam entes queridos agora em janeiro, então a principal dica que eu posso passar para os candidatos é buscar manter o controle emocional”, sugeriu o coordenador.

 

Na véspera da prova, Albervan disse que o aluno deve procurar fazer algo que goste “Assistir a uma série, ler um livro, ouvir uma música, procurar fazer atividade que gaste energia, como atividade física ou até mesmo na arrumação da casa. Tentar fazer coisas que ele goste para tentar driblar a ansiedade”.

 

Cidrônio explicou que sentir ansiedade antes da prova é natural, ainda mais em tempo de pandemia.

 

A dica é ter uma boa noite de sono e estar bem alimentado. E se o nervosismo bater na hora da prova, o ideal é fazer exercícios que ajudem na respiração “Fazer exercícios de respiração e tentar meditar durante a prova são técnicas que vão ajudar a controlar a ansiedade do aluno e trazer resultados satisfatórios para ele”, concluiu Cidrônio.

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