image


Insuficiente

Doses de vacina que chegam nesta semana ao Estado não alcançam o público dos 60+

Nesta quinta-feira, o Amazonas recebe mais 78 mil imunizantes; Prefeitura de Manaus ainda não tem o cronograma de vacinação
image Crédito: Divulgação
Há 3 semanas

O cadastro para vacinação dos idosos de 60 a 69 anos começou na segunda-feira, 22, mas até o momento a Prefeitura de Manaus ainda não informou quando iniciará, de fato, a imunização deste público.

Nesta quarta-feira, 24, chegaram a Manaus 2 mil doses da vacina e a previsão é que chegue mais 78 mil amanhã, 25. A Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM) informou que a distribuição para os municípios será realizada após a chegada da segunda remessa.

Somando os dois lotes, o Amazonas receberá 80 mil doses, mas segundo dados de projeção do IBGE, o Estado possui mais de 200 mil pessoas na faixa etária entre 60 a 69 anos, mais de 115 mil somente em Manaus. A promessa do Ministério da Saúde é de enviar 120 mil doses ao Amazonas até março.

No entanto, o número de vacinas ainda é muito pouco para atender toda esta demanda específica, principalmente porque as doses têm chegado à conta-gotas. Enquanto isso, o novo coronavírus avança no Estado, com infecções em alta, além de se aproximar de 11 mil mortos.

image