Manaus

Dia D

Dia D da vacinação: começa hoje (17) a campanha contra a paralisia infantil

Pais devem levar as crianças menores de 5 anos de idade para atualização da caderneta de vacinação contra a Poliomelite.


Da Redação
17/10/2020 às 10h18min

- Foto: Divulgação


A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) alerta para o Dia D da vacinação, neste sábado (17/10), realizada em Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o Amazonas. Pais e responsáveis devem levar crianças e adolescentes para atualização da caderneta de vacinação.


A mobilização faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil) para crianças menores de cinco anos de idade. Paralelamente, ocorre a campanha de multivacinação para atualização da caderneta de vacinação das crianças e dos adolescentes menores de 15 anos. A iniciativa ocorre até o dia 30 de outubro.


A diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, lembra que a vacina continua sendo a única forma de evitar que a criança e/ou adolescente contraia poliomielite e demais doenças cujas vacinas estão incluídas na multivacinação. “O Dia D da campanha é importantíssimo, porque atende aqueles pais e responsáveis que não conseguem ir até uma UBS durante os dias de semana. Vamos aproveitar essa oportunidade para ampliar a cobertura vacinal em nosso estado”, afirmou.


A coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PNI/FVS-AM), Izabel Nascimento, lembra que as vacinas estão disponíveis em todo o Estado. “Estamos oferecendo todas as vacinas para atualização da caderneta vacinal para crianças e adolescentes menores de 15 anos. Leve seus filhos para tomar vacina que está à disposição de toda a população amazonense”, ressaltou.


Vacinação e pandemia – A FVS-AM orienta que as secretarias municipais de saúde cumpram os protocolos de prevenção à Covid-19, oferecendo vacinação que respeite as medidas de prevenção ao novo coronavírus, como local para lavagem das mãos ou álcool gel a 70%, disponham distanciamento social de 1,5 metro, limitem o número de familiares que acompanhem a pessoa que será vacinada.


Campanha - Conforme o Ministério da Saúde, o público da campanha contra a poliomielite compreende crianças menores de cinco anos de idade, com estratégias diferenciadas para crianças com até um ano incompleto e para aquelas na faixa etária de 1 a 4 anos. A depender do esquema vacinal registrado na caderneta, a criança poderá receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), como dose de reforço ou dose extra, ou a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), como dose de rotina.


Na campanha de multivacinação, o público engloba crianças e adolescentes menores de 15 anos, não vacinados ou com esquemas incompletos de qualquer vacina.

Comentários