image


CMM

Com uma baixa, instalação da CPI da Amazonas Energia ficou para a semana que vem

O vereador Raulzinho (PSDB) retirou sua assinatura e, as sessões desta terça e quarta estão suspensas por conta das provas do Enem
image Crédito: Divulgação
Há 3 semanas

Com a adesão da Câmara Municipal de Manaus (CMM) ao ponto facultativo nesta terça, 23, e quarta-feira, 24, por conta das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Amazonas, a deliberação e, possível instalação da CPI para investigar atos da concessionária Amazonas Energia, ficou para a próxima semana. 

O presidente da casa legislativa, vereador David Reis (Avante), disse que recebeu um telefonema do governador Wilson Lima (PSC) pedindo a "sensibilidade" do Legislativo municipal para que acompanhasse o decreto estadual que determina o ponto facultativo nestes dois dias, de forma que a circulação de pessoas diminua na cidade devido às provas do concurso.

Mas, antes que a CPI seja, de fato instalada na CMM, ela já começou a ter baixa. O vereador Raulzinho, do PSDB, que havia assinado o pedido na semana passada, retirou hoje sua assinatura alegando que o Poder Legislativo municipal não tem competência para levar adiante uma investigação como essa.

Em sua justificativa, ele defendeu uma audiência pública na casa para que a empresa explique os sucessivos cortes ilegais de energia elétrica na cidade. A sugestão foi criticada pelo vereador do PT, Sassá da Construção Civil, que argumentou que os vereadores são "autoridades" e, portanto, têm competência para conduzir uma investigação a um serviço concedido.

Procurado pela reportagem para comentar o fato, o autor da CPI, vereador Rodrigo Guedes (PSC), disse que mantém sua proposta de investigação em vez de uma audiência pública e afirma que vai esperar a matéria ser colocada em deliberação em plenário pela mesa diretora.

O Portal Norte de Notícias também procurou David Reis para confirmar se a CPI vai ser, de fato instalada, mas ele não atendeu aos telefonemas e nem respondeu as mensagens enviadas via aplicativo de conversa.

image