image


Carnaval

Aleam 'presenteia' deputados com dois dias de folga no feriado cancelado

Decisão do presidente do Legislativo estadual, deputado Roberto Cidade (PV), foi ratificada no Diário Oficial de ontem, 15
image Crédito: Aleam
Há 2 dias

Enquanto os demais órgãos públicos e iniciativa privada do Estado e da capital amazonense obedeceram os decretos estadual e municipal, que cancelaram o feriado e ponto facultativo de Carnaval, a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e seus 24 deputados estaduais foram na contramão.

Em ato da mesa diretora da Assembleia, assinada pelo presidente, deputado Roberto Cidade (PV), na sexta-feira, 12, e publicado no Diário Oficial do Legislativo ontem, dia 15, foi mantido o feriado, "presenteando" os parlamentares com dois dias de folga, quando seriam dias úteis, conforme a determinação estadual.

As "folgas" dos deputados acontecem nesta terça-feira, 16, que seria feriado de Carnaval, e, amanhã, 17, Quarta-Feira de Cinzas.

Para endossar sua decisão, Roberto Cidade explica no documento que segue o ato anterior, do dia 3 deste mês, em que normatiza as suspensão das atividades presenciais e o funcionamento, em caráter híbrido, do plenário legislativo e acrescenta que "o advento dos feriados nacionais dos dias 16 e 17 de fevereiro de 2021 e a necessidade dos órgãos da Administração Pública de promover medidas que evitem e desestimulem aglomerações sociais durante a pandemia".

Com isso, conforme o ato da mesa, a Assembleia se "abstém" da decretação de pontos facultativos e/ou suspender a execução dos feriados tradicionais destes dois dias de feriado.

As sessões legislativas da Aleam acontecem às terças, quartas e quintas-feiras e, as votações de projetos de lei acontece todas as quartas-feiras. Cada deputado tem um salário bruto de R$ 25.322,25.

De outro lado, a Câmara Municipal de Manaus (CMM), a Prefeitura de Manaus, o governo do Estado e escolas particulares que já iniciaram o ano letivo seguem normalmente suas atividades nesta terça de Carnaval.

Procurada pelo Portal Norte de Notícias para repercutir a decisão, a Assembleia Legislativa ficou de enviar uma nota oficial, mas até à publicação desta matéria a reportagem não obteve retorno.

Veja a publicação com o ato da mesa diretora:

image