Cultura

Cultura

A Faculdade de Artes da UFAM, da UFAM, realizaa série FAARTES LIVE

Nessa edição contará com a presença do maestro e professor Dr. David Junker falando sobre sua experiência como maestro, professor


Com informações da assessoria
25/06/2020 às 20h06min

- Foto: Divulgação


A Faculdade de Artes da UFAM, da UFAM, tem a honra de convidá-lo a participar da série FAARTES LIVE,  na próxima terça-feira, dia 30/6/2020, sob mediação do maestro e professor Dr. Hermes Coelho.

Nessa edição contará com a presença do maestro e professor Dr. David Junker falando sobre sua experiência como maestro, professor, na UnB, e regente do Coro Sinfônico Comunitário de Brasília.


David Junker,

Primeiro Doutor no Brasil na área de Educação Musical com ênfase em canto coral, formou-se na Universidade de Brasília nos cursos de Licenciatura em Música e Composição e Regência.

Com extensas realizações na vida acadêmica, deu prosseguimento aos estudos, com Mestrado em Regência Coral e Doutorado em Educação Musical/Música Coral, na University of Missouri, e pós-Doutorado pela Butler University em Indianápolis, todos nos Estados Unidos. Faz parte do corpo docente da Universidade de Brasília, onde ministra aulas de Regência, Canto Coral, Prática de Orquestra e Prática de Conjunto.

Uma das características de sua carreira é a de fomentador, organizador de atividades e criador de grupos corais. Dentre suas realizações figuram: o Coral da UnB, a Serenata de Natal, o Coro Sinfônico Comunitário, o Madrigal-UnB, o Coro Infanto-Juvenil da UnB e grupos afins, além de grupos corais de igrejas e de sinos, tanto no Brasil como no exterior.

Seu método de práticas corais, principalmente com grupos corais leigos, vem sendo implantado em instituições de música de algumas capitais brasileiras. Especialista em grandes obras para coro e orquestra, sua lista de repertório já inclui mais de quarenta obras entre oratórios, missas, óperas, cantatas e outras peças sacras e profanas.

Ocupou por dois anos o cargo de Presidente Fundador da Associação Brasileira de Regentes de Coros, referência nacional e internacional para a atividade de Canto Coral e para os profissionais da área. É editor de música coral brasileira nos Estados Unidos com a Colla Voce, promovendo compositores brasileiros e difundindo suas obras no cenário internacional.

Detentor de vários prêmios e honrarias, ocupa a cadeira nº 78 da Academia de Letras e Música do Brasil - ALMUB - tendo como patrono o compositor Camargo Guarnieri.

Em 2006 foi indicado e selecionado para fazer parte da Enciclopédia Internacional “Who’s Who” editada nos Estados Unidos e incluído na Edição de 2007, na categoria “Who’s Who in the World”.

Comentários