image


Depoimento

CPI da Covid: diretor da Prevent Senior minimiza dossiê enviado à comissão

Segundo ele, relatório foi feito com base em notícias da imprensa e demanda parlamentar
image Crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado - O diretor-executivo se recusa a responder uma série de perguntas do relator da CPI
Fonte: Portal Norte de Notícias - Há 3 semanas

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid ouve nesta quarta-feira, 22, o diretor executivo da empresa de plano de saúde Prevent Senior, Pedro Benedito Batista Júnior, investigado por ocultar mortes de pacientes em estudo para testar medicamentos não eficazes contra a Covid-19. O depoimento estava previsto para o dia 16 de setembro, mas o depoente não compareceu à sessão. 

_________________________________

RELACIONADAS

+ VÍDEO: Jair Renan, filho 04, deverá ser denunciado pela CPI da Covid

Mesmo vacinado com as duas doses, Queiroga é diagnosticado com Covid-19 em Nova York

CPI da Pandemia debate momento ideal para encerramento dos trabalhos

________________________________

A Comissão recebeu um dossiê com uma série de denúncias de irregularidades, elaborado por médicos e ex-médicos da Prevent. O documento informa que a disseminação da cloroquina e outras medicações ineficazes contra a Covid-19 foi resultado de um acordo entre o governo Jair Bolsonaro e a Prevent.

Batista Júnior criticou dossiê enviado à CPI feito, segundo ele, com base em notícias veiculadas na imprensa e demanda parlamentar. De acordo com o depoente, mensagens e planilhas de acompanhamento de pacientes foram manipuladas pelos ex-médicos da Prevent Senior George Joppert Netto e André Fernandes Joppert, desligados da empresa em julho de 2020. Batista disse ainda que uma análise de provas pela Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS) comprovou a inexistência de infração por parte da Prevent. 

A corporação não teve autorização da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) para dar o avanço ao estudo observacional com a cloroquina, segundo o diretor-executivo. Foi afirmado que não foram feitos testes com pacientes, mas apenas “observaram o ato médico”. 

Questionado pelo relator Renan Calheiros (MDB-AL), Batista Júnior respondeu sobre descrédito do estudo, que não foi publicado por ter sido apenas “a observação” de 630 pacientes. Dentre esses pacientes com idades acima de 80 anos, a taxa de óbito foi de 29%. 

___________________________

ACESSE TAMBÉM

As mais lidas do dia

No Pará, mulher é presa por aplica golpes de mais de R$ 10 milhões

 

PF deflagra operação para apurar fraudes na concessão de benefícios de Auxílio-reclusão em Itacoatiara-AM

 

Caixa paga nesta quarta o auxílio emergencial para nascidos em fevereiro

 

Manaus tem 40 pontos de vacinação contra Covid-19 até a próxima sexta-feira

 

Concurso Banco do Brasil: candidatos já podem acessar os locais de provas

Tags
image