image


Senado

'Recebemos dez respiradores veterinário', diz Marcellus Campêlo na CPI

Os equipamentos foram entregues durante a primeira onda da Covid-19 no Estado
image Crédito: Divulgação/Edilson Rodrigues/Agência Senado
Fonte: Ana Kelly Franco - Há 1 semanas

O ex-secretário da Saúde do Estado do Amazonas, Marcellus Campêlo, durante o seu depoimento na CPI da Pandemia, nesta terça-feira, 15, no Senado, comentou que uma das remessas de equipamentos enviado pelo Ministério da Saúde, na gestão do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, durante a primeira onda do Covid-19 no Estado, foi entregue dez respiradores veterinários. 

Questionado pelo senador Jorginho Mello (PL-SC) sobre quantos respiradores o Estado recebeu do Ministério da Saúde, ex-secretário falou que não recebeu nenhum respirador na época que era secretário, porém tinham registro de entregas de 80 respiradores, sendo que dez inadequados para o uso em humanos. "Eu tenho registro de entregas na primeira alça epidêmica, pelo então ministro Mandetta. Tivemos que devolver alguns, inclusive inadequados. No relatório do Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (DENASUS) era de uso veterinário", comentou. 

Atendimento básico

Durante a coletiva de impresa realizada na tarde ontem, 14, na sede da prefeitura com o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC) e o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), sobre o fim de semana de vacinação dos 40+, os discursos de ambos gestores era que a falta de saúde básica teria contribuido para colapso na saúde. Esse discurso também foi dito pelo ex-secretário durante o seu depoimento na CPI. 

Durante o seu depoimento o ex-ministro falou que a saúde básica do município do Manaus foi uma das grandes causas do colapso na capital. "A grande dificuldade da atenção primária em Manaus. Entrei em contato com a prefeitura para reorganizar a rede saúde, pois esse atendimento extrema importância para identificar os primeiros sintomas. apesar de nossos esforços, não houve uma parceira entre o estado e município", comentou. 

 

 

Tags