image


Corte

Vânia Marinho toma posse como nova desembargadora do TJ-AM

Transmitida por videoconferência, sessão teve a participação de autoridades locais e nacionais
image Crédito: Chico Batata / TJ-AM
Fonte: Da Redação - Há 1 semanas

Na sessão do Tribunal Pleno desta terça-feira, 6, a Corte da Justiça Estadual realizou a posse da nova desembargadora, Vânia Maria do Perpétuo Socorro Marques Marinho, em solenidade transmitida por videoconferência, com a participação de autoridades locais e nacionais e familiares da empossada.

Na abertura da solenidade, o presidente do TJAM, desembargador Domingos Chalub,  agradeceu em nome da Corte e dos jurisdicionados pelas homenagens e a participação das autoridades, saudando aos presentes e acompanhantes da cerimônia.

A ex-promotora de Justiça foi nomeada na última terça-feira, 30, pelo governador Wilson Lima, em vaga destinada a membro do Ministério Público do Amazonas, pelo chamado Quinto Constitucional (dispositivo que prevê o preenchimento de um quinto das vagas dos tribunais, entre eles os estaduais, por advogados e membros do MP).

Vânia Marinho aumenta o quadro de mulheres na magistratura do TJAM, que atualmente possui 78 magistradas, destas, oito em atuação no Segundo Grau: desembargadoras Graça Figueiredo, Socorro Guedes, Carla Reis, Nélia Caminha Jorge, Joana Meirelles e as juízas Onilza Gerth e Mirza Telma de Oliveira Cunha, convocadas para atuar nos colegiados.

Currículo

Vânia Marinho tem 61 anos, é casada, formada em Geologia e Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com especialização em Direito Civil e Processo Civil; mestrado em Direito Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas; e cursa o doutorado em Direito na Universidade Federal de Minas Gerais.

Ingressou no Ministério Público em 1998, trabalhou nas Comarcas de Tefé e Silves, também na 44.ª Promotoria de Justiça perante a 1.ª Vara da Fazenda Pública Municipal; na 18.ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e na 52.ª Promotoria de Urbanismo. Atuou como promotora da 28.ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, perante a Vara Especializada da Infância e Juventude da Comarca de Manaus.

Desde 2006 atua como professora da Universidade do Estado do Amazonas, ministrando módulos de Legislação Ambiental e disciplinas relacionadas a Crimes Ambientais.

Com informações da assessoria*

Tags