image


Tecnologia

Embrapa lança aplicativo com 131 soluções tecnológicas para a Amazônia

A tecnologia funciona inclusive off-line, para facilitar o acesso de produtores e extensionistas agropecuários
image Crédito: Divulgação/Ronaldo Rosa/Embapa- Aplicativo Tec Amazônia
Fonte: Portal Norte de Notícias - Há 3 semanas

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançou nesta semana um aplicativo epara smartphone, para os sistemas iOS e Android, e uma plataforma web de acesso gratuito com informações sobre soluções tecnológicas sustentáveis para aplicação no bioma Amazônia.

As ferramentas permitem fazer buscas por município ou conjunto de municípios e visualizar espacialmente as tecnologias, em um mapa interativo.

No caso do aplicativo, batizado como Tec Amazônia, é possível utilizar o GPS do celular para identificar a localização do usuário e exibir os produtos, processos e serviços disponíveis para a região onde ele está.

A tecnologia funciona inclusive off-line, para facilitar o acesso de produtores e extensionistas agropecuários.

De açaí a tambaqui, as ferramentas mostram, atualmente, 131 soluções tecnológicas para 50 produtos agropecuários presentes no bioma.

__________________________

RELACIONADAS 

Eneva e Embrapa firmam acordo para projetos em Silves e Itapiranga

+ Projeto de pesquisa testa plantação de café em três municípios do Amazonas

+ Receita recebe mais de 18 mil declarações do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural no AM

____________________________

A plataforma web e o aplicativo Tec Amazônia são resultados do projeto Interação, intercâmbio e construção do conhecimento e comunicação nos projetos do Fundo Amazônia (Amazocom), um dos 19 projetos executados pela Embrapa que compõem o Projeto Integrado da Amazônia (PIAmz). O PIAmz é financiado pelo Fundo Amazônia e operacionalizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em cooperação com o Ministério do Meio Ambiente. 

O PIAmz atua por meio de 19 projetos de transferência de tecnologias em quatro grandes eixos temáticos:monitoramento do desmatamento, da degradação florestal e dos serviços ecossistêmicos; manejo florestal e extrativismo; tecnologias sustentáveis para a Amazônia; e aquicultura e pesca.

Divulgação/Ronaldo Rosa/Embapa- Aplicativo Tec Amazônia

Para cada uma das soluções, as ferramentas exibem uma descrição, informações de onde encontrar e links para download de materiais.

“Com essas ferramentas, buscamos facilitar o processo de identificação e aplicação das tecnologias pelo produtor rural, pelo extensionista, pelos agentes públicos, por todos os interessados em saber de que soluções a Empresa dispõe para adoção no bioma Amazônia”, afirma a analista da Embrapa Territorial, Daniela Maciel.

Na plataforma web, a página inicial da pesquisa por municípios ilustra, em uma espécie de “colcha de retalhos”, os produtos para os quais há maior número de soluções tecnológicas disponíveis.

Os bovinos são campeões, seguidos de café canéfora e peixes, mandioca e madeira. Outros itens da mesa de todos os brasileiros também ganham destaque: arroz, feijão, banana, milho e leite. E os produtos regionais não ficam de fora: castanha-do-pará, açaí, tambaqui e copaíba.

Extensão rural

A expectativa é que as ferramentas sejam utilizadas não só por produtores rurais, mas também por equipes da extensão agropecuária.

Antes do lançamento, elas foram testadas por 15 extensionistas dos estados do Acre, Pará e Rondônia.

_________________________

ACESSE TAMBÉM

As mais lidas do dia

Tia e sobrinha preparam armadilha e ajudam polícia a prender 28 suspeitos de estupros na Índia

 

Nascidos em maio recebem neste sábado a nova parcela do auxílio emergencial

 

Mega-Sena sorteia R$ 7 milhões neste sábado

 

Parque do Mindu tem programação variada neste fim de semana

 

Bolsa Família: Caixa lança nova versão do aplicativo

 

Tags
image