image


Debate

União Europeia propõe entrada padrão para carregadores de celulares, tablets e fone

A empresa Apple foi contra a proposta alegando ser contra a inovação
image Crédito: REPRODUÇÃO/COMISSÃO EUROPÉIA
Fonte: Portal Norte de Notícias - Há 3 semanas

A Comissão Europeia apresentou nesta quinta-feira, 23, uma proposta que busca impor um padrão para a entrada de carregadores em smartphones e tablets. Caso seja aprovada, todos os produtos eletrônicos passarão a utilizar de forma obrigatória o conector USB-C até 2023. 

Com o novo formato, o consumidor não precisará adquirir diferentes cabos e carregadores e poderá economizar 250 milhões de euros por ano.

O documento afirma que a regra será aplicada não apenas aos smartphones, mas também em tablets, fones de ouvido, alto-falantes, caixa de som, consoles de jogos e câmeras. 

Assim, todas as fabricantes precisarão adaptar seus dispositivos com o carregador USB-C. Porém, a Apple ainda não concordou com a proposta.

“Continuamos preocupados que a estrita regulação exigindo apenas um tipo de conector prejudica a inovação em vez de encorajá-la, o que, por sua vez, prejudicará consumidores na Europa e ao redor do mundo”, afirmou a Apple que decidiu recentemente remover carregadores de seus aparelhos.

A empresa é a única grande marca de smartphones que ainda insiste no uso do seu conector proprietário em smartphones, o Lightning, mesmo com o USB-C já sendo utilizado em outros dispositivos como iPads e Macs.

_________________________

ACESSE TAMBÉM

As mais lidas do dia

Polícia prende suspeitos da morte do cantor de forró 'Romarinho Mac', em Manaus

 

VÍDEO: Homem é preso suspeito de matar mãe e filha na Zona Norte de Manaus

 

Morte de ator da novela 'Carinha de Anjo´ envolve drogas e asfixia em saco plástico, diz IML

 

Oitava parcela do ‘Auxílio Manauara’ começa a ser paga nesta quinta

 

Ministério da Saúde recua e volta a liberar vacinação de adolescentes

 

Tags
image