image


Praticidade

No Amazonas, cartórios de notas passam a reconhecer firma por autenticidade de forma digital

A novidade faz parte de uma série de desenvolvimentos que estão possibilitando a prática dos atos notariais em meio eletrônico no Estado
image Crédito: Divulgação/Anoreg- Site e-Notariado
Fonte: Portal Norte de Notícias - Há 2 semanas

Foi lançado nesta segunda-feira, 18, o novo módulo de Reconhecimento de Firma por autenticidade da plataforma e-Notariado na qual permite que a população possa reconhecer firma autêntica do comprador e do vendedor de veículos de forma totalmente digital.

Comumente exigido em documentos como transferência de veículos automotores de qualquer valor, firma do fiador no contrato de locação, autorização de viagem de menores, assim como quaisquer outros contratos ou documentos de natureza econômica de valor apreciável, o Reconhecimento de Firma por Autenticidade passar a ser feito de maneira virtual, por meio do envio do documento ao Cartório de Notas, videoconferência com o tabelião e assinatura eletrônica.

A novidade faz parte de uma série de desenvolvimentos que estão possibilitando a prática dos atos notariais em meio eletrônico, como procurações, testamentos, autenticações de documentos e escrituras públicas de compra e venda, doação, inventário, partilha e divórcio.

_________________________________

RELACIONADAS

+ No Amazonas, mais de 7 mil bebês que nasceram neste ano não têm o nome do pai na certidão de nascimento

+ No AM, mortes por Covid-19 deixaram mais de 270 órfãos de até seis anos de idade

+ Cartórios do Amazonas registram 1º semestre com mais mortes da história

__________________________________

Praticidade

Para realizar o Reconhecimento de Firma por Autenticidade pelo e-Notariado o usuário deverá ter firma aberta no cartório escolhido e um certificado digital Notarizado ou ICP-Brasil.

Após escolher o Cartório de Notas o cidadão assina o documento original e o envia à unidade.

Na sequência, é marcada uma videoconferência para confirmar a identidade e capacidade civil do solicitante.

Em seguida, o usuário assina eletronicamente um termo de validação, o tabelião reconhece a firma autêntica no documento original, disponibilizando-o para retirada ou para que seja entregue ao destinatário.

Neste momento, apenas os Reconhecimentos de Firma por Autenticidade, aqueles onde o cidadão deveria ir presencialmente ao Cartório de Notas assinar o documento diante de um tabelião, podem ser feitos de forma eletrônica.

Já os Reconhecimentos de Firma por Semelhança, que costumam ser feitos nos balcões dos Cartórios, onde a assinatura do usuário é confrontada com aquelas depositadas na ficha de firma armazenada na unidade, permanecem sendo realizados de forma física.

___________________________________

ACESSE TAMBÉM:

As mais acessadas do dia

Beneficiários nascidos em novembro e dezembro podem sacar auxílio emergencial nesta terça

 

Em Manaus, muro é demolido por ser construído irregularmente em calçada entorno do Aeroporto

 

Beneficiários do Bolsa com NIS 2 recebem nesta terça a última parcela do auxílio

 

Em Manaus, vereadores aprovam reajuste salarial aos profissionais de educação

 

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 16,9 milhões nesta terça

Tags
image