image


Descontos em impostos

Em Manaus, IPTU, infrações de trânsito e outros tributos têm descontos de até 100% em multas e juros; veja passo a passo para negociar

Contribuintes podem parcelar dívidas de impostos municipais com vencimento até 31 de dezembro de 2020
image Crédito: Reprodução/Gideão Soares
Fonte: Ana Kelly Franco - Há 2 semanas

A prefeitura de Manaus anunciou nesta terça-feira, 19, como está funcionando o programa de Recuperação Fiscal do Município de Manaus (Refis Municipal). Desde o último dia 11, os contribuintes da capital, pessoas físicas ou jurídicas, podem negociar débitos com descontos de até 100% sobre juros e multas de impostos em atraso.

O desconto abrange multas vencidas até 31 de dezembro de 2020.

O cidadão que pretende negociar seus tributos deve acessar o portal do Manaus Atende e clicar no banner do Refis.

O Contribuinte terá de 60% a 100% desconto em multas e juros nos débitos de tributos e taxas administradas pela Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef).

Isso inclui o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços (ISS), taxas de Alvará e Autos de Infração tributárias, infrações de transporte gerenciadas pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), além das taxas administradas pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

O limite do prazo de pagamento será de até 60 parcelas. As custas judiciais poderão ser parceladas em até seis vezes.

No caso de pagamento à vista, haverá abatimento de 100% dos juros e multa acumulados, cabendo ao contribuinte pagar somente o valor do débito inicial.

O valor mínimo das parcelas do IPTU será  de uma Unidade Fiscal do Município (UFM), no valor de R$ 114,61.

Para pagamento à vista, o cidadão pode ir direto no site da Semef e escolhe o tributo para pagamento à vista com desconto de 100%; o vencimento é para dois dias depois.  

Os pagamentos das parcelas deverão ser pagos em até dois dias úteis. Caso o pagamento de alguma parcela atrase mais de 90 dias, o Refis será cancelado.

____________________________________________

RELACIONADAS

+ Careiro-AM adota Lei que garante isenção de IPTU às pessoas com deficiência e portadoras de doenças graves

+ CCJ da CMM mantém veto à projeto que revoga aumento do IPTU em Manaus

Projeto transfere para bancos a obrigação de pagar IPTU de imóveis financiados

____________________________________________

Descontos

Em todos os casos em que o contribuinte tem atrasos de pagamento de impostos até o fim de dezembro de 2020, o pagamento à vista dos débitos resultará no desconto de 100% sobre os juros e multas da dívida. Já no caso de parcelamento, as regras de desconto variam conforme o tributo e a taxa.

Débitos de IPTU, ISS, taxas de Alvará e do Implurb terão descontos de 90% sobre os juros e multas, caso sejam negociados em até 12 parcelas; 80% em até 24 parcelas; 70% em até 36 parcelas; e 60% em até 60 parcelas.

As multas por Infração à legislação tributária em atraso terão desconto de 100% sobre os juros e multas no pagamento à vista ou se negociadas em até 12 parcelas; 90% em até 24 parcelas; 80% em até 36 parcelas; 70% em até 60 parcelas; e 60% em até 100 parcelas.

No caso das infrações de transporte gerenciadas pelo IMMU, terão desconto de 80% sobre os juros e multas se negociados em até cinco parcelas; 70% em até 10 parcelas; 60% em até 15 parcelas; 50% em até 20 parcelas; e 40% em até 24 parcelas.

______________________________

ACESSE TAMBÉM

As mais acessadas do dia

Beneficiários nascidos em novembro e dezembro podem sacar auxílio emergencial nesta terça

 

Em Manaus, muro é demolido por ser construído irregularmente em calçada entorno do Aeroporto

 

Beneficiários do Bolsa com NIS 2 recebem nesta terça a última parcela do auxílio

 

Em Manaus, vereadores aprovam reajuste salarial aos profissionais de educação

 

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 16,9 milhões nesta terça

Tags
image