image


Fiscalização

Visa Manaus apreende mercadoria com suspeita de validade adulterada

A ação aconteceu após denúncias feitas pela população ao órgão sanitário
image Crédito: Divulgação/Semcom- Sede da Visa Manaus
Fonte: Portal Norte de Notícias - Há 2 semanas

Cerca de 20 quilos de mortadela foram apreendidos nesta quinta-feira, 14, pela Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus), em um supermercado da zona Sul da capital. 

O alimento estava com suspeita de adulteração no prazo de validade. A ação aconteceu após denúncias feitas pela população ao órgão sanitário.

Os fiscais da Gerência de Vigilância de Produtos (GVPro) constataram a situação suspeita após examinar as embalagens e o aspecto das fatias de mortadela encontradas.

“O produto não estava vencido, mas já se encontrava alterado, em processo de rancificação e, por isso, foi apreendido e inutilizado no próprio local”, explicou o fiscal Fabrício Barros.

A rancificação é a oxidação das gorduras do alimento, que geram sabor e odor desagradáveis.

______________________________________

RELACIONADAS

+Mais de 790 Kg de de alimentos mal armazenados são apreendidos em supermercado de Manaus

 Operação 'Chee$e e Fatiados' apreende meia tonelada de alimentos

 +  Visa Manaus apreende 600 kg de frango por má conservação em estabelecimento comercial 

_____________________________________

Os adesivos das embalagens, por sua vez, continham prazos de validade muito extensos, em desacordo com a vida útil estabelecida para o consumo do alimento, o que reforça a suspeita de adulteração.

Embora não tenha havido flagrante de más práticas no supermercado, em razão do produto rancificado encontrado, o estabelecimento foi autuado e irá responder a Processo Administrativo Sanitário, que pode resultar em multa de uma a 400 Unidades Fiscais do Município (UFMs), cujo valor unitário atual é de R$ 114,61.

Denúncia

O diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, ressaltou a importância da colaboração da população no combate às más práticas sanitárias.

“É graças à atenção dos cidadãos, que acionam a Visa Manaus por meio da nossa Ouvidoria, que podemos agir para coibir malfeitos na acomodação, conservação e manuseio de alimentos, o que é uma das áreas de atuação da Vigilância. Pedimos que mantenham essa preocupação, e sempre verifiquem as informações e o aspecto dos produtos na hora de comprá-los”, observou.

A população de Manaus pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.

______________________________

ACESSE TAMBÉM

As mais acessadas do dia

Bill Clinton é hospitalizado por conta de infecção, afirma porta-voz

 

Comemorações do aniversário de Manaus começam nesta sexta

 

Visa Manaus apreende mercadoria com suspeita de validade adulterada

 

Sine Manaus e AM divulgam 189 vagas de emprego para esta sexta-feira

 

Tags