image


Dissertação

Sindicato lança concurso de Redação voltado às escolas particulares

O período de entrega das redações acontece entre os dias 11 e 29 de outubro.
image Crédito: Divulgação Sinepe-AM
Fonte: Portal Norte de Notícias - Há 1 semanas

O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM) lança nesta quinta-feira, 7,  a nona edição do Concurso Sinepe-AM de Redação.

O evento é gratuito e voltado para os alunos matriculados em uma das 90 escolas filiadas à entidade. O período de entrega das redações acontece entre os dias 11 e 29 de outubro.

________________________________________

RELACIONADAS

LISTA: 566 aprovados no concurso público da Seduc-AM são nomeados

Concurso público ADAF: Mais 13 candidatos são nomeados, no Amazonas

Semana inicia com mais de 400 vagas em concursos no país; confira

____________________________________________

“O Concurso Sinepe-AM de Redação é uma tradição no nosso calendário de eventos. No ano passado, por conta das restrições da pandemia, não o realizamos, mas neste ano voltamos com grandes expectativas e esperamos mais uma vez premiar o talento e criatividade de crianças e adolescentes”, disse a presidente do sindicato, Elaine Saldanha.

A vice-presidente do Sinepe-AM, Laura Cristina Andrade, ressalta que as redações devem ser originais, inéditas, pertinentes ao tema e, obrigatoriamente, redigidas de próprio punho na folha de papel padrão do concurso. 

“Além disso, também será levada em conta a coesão, coerência, acentuação, ortografia, pontuação, concordância, estética (letra legível, margens regulares, ausência de borrões e rasuras, e título centralizado) e criatividade no texto”, destacou Laura. 

 

Temas das redações

Para os estudantes do Ensino Fundamental I (do 3° ao 5° ano) , o gênero textual será a releitura de um conto infantil. Já para o Ensino Fundamental II (do 6° ao 9° ano), a produção deverá ser um poema sobre redes sociais. 

Aos alunos do Ensino Médio, o trabalho deverá ser uma dissertação argumentativa que, deverá seguir a mesma estrutura que a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O tema será A população Jovem no Brasil e o Suicídio.

 A intenção é que os professores trabalhem o assunto com os alunos, incentivando o debate, organizando e supervisionando a elaboração dos trabalhos, destacou a presidente do Sinepe-AM.

 

____________________________

ACESSE TAMBÉM:

As mais acessadas do dia

Visa Manaus apreende 600 quilos de frango por má conservação em estabelecimento comercial

 

Elaboração de editais do concurso público para as forças de segurança no AM entra em fase final

 

Com avanço da vacinação, Prefeitura de Manaus confirma que pode decretar fim das máscaras em local público ainda em outubro

 

Sine Manaus e AM ofertam 179 vagas de emprego nesta quinta

 

Ocupantes de um carro branco matam a tiros um jovem no bairro Chapada, em Manaus

Tags