image


Detentos

Familiares realizam protesto contra a suspensão de visitas nos presídios

De acordo com a Seap-AM, a visitação retorna nesta terça-feira, 27
image Crédito: TV Norte Amazonas
Fonte: Portal Norte de Notícias - Há 5 horas

Com cartazes e gritos, familiares de detentos realizaram na manhã desta segunda-feira, 26, um protesto em frente ao Fórum Desembargador Henoch Reis, no bairro Aleixo, Zona Sul de Manaus. Os manifestantes reivindicam o retorno das visitas que foram suspensas hoje, além de pedir água, energia, material de higiene, medicação e pessoas qualificadas no manuseio da máquina de raio-x.

De acordo com uma manifestante, muitas mães estão sem ver seus filhos por conta da falta pessoas qualificadas no manuseio do escaneamento das pessoas. "Eu sou mãe, e estou há três meses sem ver o meu filho porque suspenderam a minha carteirinha por que as pessoas não conseguem diferenciar os órgão de drogas”, declarou Andréia, que não teve o sobrenome identificado. 

Em nota divulgada em seu site institucional na última sexta-feira, 23, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) relata que, em reunião com vários órgão estaduais, a secretaria suspendeu somente nesta segunda, 26, as visitas nas penitenciárias. “Com objetivo de manter a segurança no sistema prisional, todas as visitas programadas para segunda-feira, 26, serão transferidas para terça-feira, 27. Novas alterações nos dias de visita não estão descartadas”, informou. 

Ações criminosas

Com forme o levantamento da Inteligência da Seap, a manifestação seria a primeira fase de um plano maior comandado por um grupo criminoso.

“Esse grupo tem, após essa ação, a intenção de realizar mortes nos presídios, com objetivo de desestabilizar o sistema e enfrentar o Estado. Por isso, estamos monitorando e avaliando, juntamente com os órgãos de fiscalização, a tomada de medidas rígidas para conter possíveis atos que visem burlar a segurança do sistema prisional. Uma delas é a solicitação de transferência de detentos para o regime federal”, afirmou o secretário da Seap, coronel Vinícius Almeida.

Operação Cerberus 

Todas as unidades prisionais localizadas no ramal do KM 08 da BR-174 e no Puraquequara começaram a receber reforço na segurança externa com o fortalecimento da guarda armada do Grupo de Intervenção Penitenciária (GIP) e dos policiais militares do Comando de Policiamento Especializado (CPE) – formado pelo Batalhão de Choque, Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) e Cavalaria.

Equipes da Polícia Rodoviária Federal irão fiscalizar o tráfego de veículos de transporte coletivo de maneira rigorosa na rodovia federal, enquanto o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN) atuará nos acessos à UPP.

Tags
image