image


Ajuda Humanitária

Imigrantes venezuelanos recebem ajuda da ONU em Manaus

Desde janeiro, mais de 7 mil refugiados já foram atendidos no Estado
image Crédito: Divulgação/FAAR
Fonte: Da Redação - Há 5 dias

No último domingo, 20, foi comemorado o Dia Mundial do Refugiado. Em todo o planeta, 82 milhões de pessoas tiveram que deixar suas casas e procurar abrigo em outros países. De acordo com dados da Polícia Federal cerca de 60 mil refugiados venezuelanos já passaram pelo Amazonas, 7 mil refugiados somente nos seis primeiros meses desse ano. 

O Brasil tem sido um país acolhedor e tem fornecido para essa população vulnerável bastante assistência. Na capital amazonense, os refugiados contam com assistência da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR). 

“O mundo inteiro está vivendo uma crise que está obrigando várias pessoas a se deslocarem pelo Planeta. Aqui na América Latina não tem sido diferente. A população refugiada imigrante que está em Manaus conta com uma rede de serviços para facilitar o processo de integração local. Nos postos de interiorização e triagem os refugiados podem ter acesso a várias documentações como CPF. Com essa documentação os venezuelanos já podem ter acesso a emprego e acesso a benefícios sociais”, comentou Felipe Inaldo, assistente de informação pública da ONU em entrevista para o Programa Agora, da TV Norte Amazonas.

Posto de vacinação

Em Manaus, são duas bases, uma localizada na Mário Ypiranga e outra na vila Olímpica de Manaus. Aqueles refugiados imigrantes que precisarem de atendimento podem acessar o site da ACNUR https://www.acnur.org/portugues/ para ter mais informações sobre como ter acolhimento e assistência em Manaus. 

Tags