image


Coronavírus

Pneumologista alerta cuidados para asmáticos em tempos de Covid-19

No mês em que é comemorado o Dia Mundial do Combate a Asma, o médico explica como essas pessoas devem se cuidar em pandemia
image Crédito: Divulgação
Fonte: Da Redação - Há 2 semanas

Na primeira terça-feira de maio é celebrado o Dia Mundial do Combate a Asma, a data tem como objetivo divulgar informações e prevenir o agravamento dos sintomas da doença. A asma é considerada uma doença inflamatória crônica que atinge as vias aéreas caracterizando-se pela dificuldade de inspirar e, principalmente, de expirar o ar. A enfermidade é desencadeada por fatores alérgicos, como poeira, ácaro, fumaça, pelo de animais e etc. O fator alérgico também pode estar relacionado a mudanças climáticas, exercício físico intenso ou estresse emocional. Nesse período de pandemia, pessoas com asma tendem a ser vulneráveis a contrair a Covid-19.

O pneumologista Pedro Pompeu faz um breve resumo sobre os principais cuidados que os asmáticos precisam ter nessa pandemia.

“Então, a grande dica nesse período é manter o tratamento, lembre-se que a asma é uma doença crônica, mesmo que você não tenha sintomas, você não deixou de ter a doença. O diabético quando está se sentindo bem, ele não deixa de ser diabético, da mesma forma o hipertenso. É fundamental que você mantenha a sua doença sob controle, porque entre outras coisas, o que nós como médicos não queremos é que o asmático tenha que ir a uma emergência do hospital por descontrole dessa doença em meio a essa pandemia. Ele pode ir lá com uma doença e acabar saindo com duas, no caso correndo o risco de ter se contaminado com Covid-19”, alega o médico especialista em doenças pulmonar.

“A asma é uma doença hereditária como já falamos e se assemelha como um iceberg, o que a gente vê da doença são os sintomas (tosse, chiado, falta de ar), mas por trás disso há todo um outro conjunto de manifestações que não são clínicas, mas que vão acontecendo no organismo, isso nós chamamos de risco futuro”, finaliza.

Tags