image


Homenagem

Abertos até domingo, cemitérios devem receber mais de 50 mil pessoas

Prefeitura de Manaus autorizou a visitação exclusivamente por conta do Dia das Mães
image Crédito: Ana Kelly Franco
Fonte: Ana Kelly Franco - Há 2 semanas

Após um ano sem poder prestar suas homenagens às mães falecidas, os dez cemitérios da capital amazonense foram abertos nesta sexta-feira, 7, para visitação. A Prefeitura de Manaus liberou, em regime excepcional, a ida dos manauras ao local. 

A visitação está liberada até domingo, 9, das 6h até às 20h. Para facilitar o deslocamento até os cemitérios, a frota de ônibus terá um reforço das linhas. Cerca de 101 ônibus estarão circulando nas ruas.

Em 2019, mais de 50 mil pessoas passaram pelos cemitérios para prestar homenagens às suas mães. Ano passado, por conta da Covid-19, a visitação nos cemitérios foi fechada para o público, abrindo exclusivamente para os enterros das vítimas do novo coronavírus e demais causas. 

Para receber a população e evitar aglomeração, os servidores da prefeitura estão disponibilizando álcool em gel e água, a recomendação é que os visitantes evitem ir em grandes grupos e de ficar muito tempo do local. 

Fluxo

Somente na manhã desta sexta-feira,7, no Cemitério São João Batista, na Zona Central da cidade, mais de mil pessoas foram ao local. O professor Jhony Rocha Andrade da Silva, 58 anos, foi visitar o túmulo da sua mãe. “Depois de um bom tempo, vir aqui é muito gratificante, rezar, trazer umas flores, homenagear a minha mãe que faleceu há mais de 30 anos”, disse.

Para Ruthe da Silva Dias, que trabalha desde de jovem com vendas de velas e flores, a abertura dos cemitérios é muito importante, pois possibilita para que os familiares possam prestar sua homenagem aos entes queridos. “Nossas mães fizeram muito por nós, devemos ser gratos a elas, essa data é importante tanto para os vivos, quanto para os falecidos", afirmou. 

Missas

Em nota, a Arquidiocese de Manaus informou que por conta da pandemia, não ocorrerá celebrações nos cemitérios da cidade, os fiés poderão ir às missas nas paróquia e igrejas das comunidades. 

Flores e velas

Com a abertura dos cemitérios, os ambulantes aproveitam a data para vender flores, velas, água mineral e salgados. As velas estão à venda no local a partir de R$ 5 e as flores são a partir de R$ 8. 

Para o ambulante César Belo, 43 anos, a reabertura das visitações veio em uma boa hora, por conta de estar desempregado. Segundo ele, as vendas irão ajudar no sustento da família.

“A gente tem que agradecer a Deus por estar trabalhando aqui, ano passado estava fechado, a venda é um meio de renda, é daqui que iremos tirar para sustentar a família e pagar umas contas", comentou. 

Tags