image


Publicado

Enchente: David Almeida decreta situação de emergência em Manaus

Em virtude da possibilidade de uma cheia histórica do rio Negro, o decreto terá vigência de 90 dias
image Crédito: Reprodução
Fonte: Da Redação - Há 2 semanas

O prefeito de Manaus, David Almeida, declarou situação de emergência na capital, nesta quinta-feira, 6, conforme o decreto nº 5.078/2021, em virtude da possibilidade uma cheia histórica do rio Negro, de acordo com o monitoramento hidrológico. Publicado no Diário Oficial do Município (DOM), o decreto terá vigência de 90 dias. Nesta quinta-feira, a cota do rio Negro foi de 29,30 metros.

Atribuições

Pelo decreto nº 5.078/2021, que institui a situação de emergência em Manaus, a Casa Militar fica autorizada a adotar as medidas necessárias ao mapeamento dos riscos e minoração dos efeitos da cheia do rio Negro, entre elas, planejar, organizar, coordenar e controlar medidas a serem empregadas durante a situação de anormalidade causada pela enchente.

Divulgar à população as informações necessárias sobre a situação emergencial e o resultado das ações para controle dos efeitos da cheia do rio Negro em Manaus, além de adotar os meios necessários para implantação do plano operativo para a cheia.

Além da Casa Militar, os demais órgãos da esfera municipal - que integram o Comitê Especial de Enfrentamento das Cheias Fluviais do Município – também ficam corresponsáveis pelo enfrentamento das ações de mapeamento e controle dos efeitos da cheia do rio Negro.

Com informações da assessoria*

Tags