image


Ciência

Pesquisa CovacManaus irá vacinar 10 mil pessoas na capital

Entre os parceiros do estudo estão os profissionais da segurança pública e da educação
image Crédito: Internet
Há 4 semanas

O governo do Amazonas anunciou na tarde desta quinta-feira, 18, o inicio da pesquisa de antecipação da vacina Coronavac em parceria com Fapeam e custo de R$ 2 milhões. A pesquisa vai alcançar pessoas com comorbidade, profissionais da segurança e da educação com idade entre 18 a 49 anos.

São 10.156 doses que chegaram no Amazonas para o estudo que terá a Secretaria de Segurança Pública e a Secretaria de Educação como parceiros da pesquisa. Dez mil pessoas apenas de Manaus serão acompanhadas ao longo de um ano.

A pesquisa que recebeu o nome de ‘Covacmanaus’ será analisada em uma série de questionamentos e saber se a vacina combate a variante P1 é uma delas, foi o que disse o coordenador do estudo, Marcos Lacerda.

“Entre os questionamentos do estudo, serão analisadas as pessoas com comorbidades e comprovar a eficácia na variante P1. Vamos ter um grupo de 10 mil pessoas que vão estar ao risco de infecções e que ficarão sendo acompanhadas ao longo de um ano para entender a dinâmica dos anticorpos. Entre os profissionais que serão nossos parceiros entra o corpo de bombeiro, polícia civil e militar e profissionais da Seduc e UEA”, afirmou.