image


Fisco

IR 2021: Mais de 190 mil declarações já foram entregues no Amazonas

O prazo para entrega do Imposto de Renda das Pessoas Física foi adiado e vai até 31 de maio
image Crédito: Divulgação
Fonte: Da Redação - Há 3 semanas

Até as 17h de hoje, 16, 190.978 declarações foram recebidas pelos sistemas da Receita Federal em todo o Amazonas, o que corresponde a 53% do esperado que são 360.400 declarações.

Na 2ª Região Fiscal (AC, AP, AM, PA, RO e RR) 756.619 contribuintes cumpriram a obrigação com o fisco federal.

O sistema de recepção de declarações da Receita funciona 20 horas por dia. Fica indisponível somente na madrugada, entre 1 hora e 5 horas. No site do órgão, há conjunto de informações completas sobre como preencher corretamente o documento, além das regras sobre o que pode ser utilizado como deduções.

Quanto antes entregar a declaração mais rápido o contribuinte receberá a restituição. Estando obrigado à apresentação da declaração e não fazendo no prazo previsto estará sujeito a multa.

Prazo adiado

A Receita Federal adiou, para 31 de maio, o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda das Pessoas Física, ano-base 2020. O período de ajuste anual, que começou em 1º de março, terminaria no dia 30 de abril, mas foi prorrogado pela Instrução Normativa nº 2.020/2021, publicada no Diário Oficial da União, no último dia 12.

Também tramita no Congresso Nacinoal, um projeto de lei para estender o prazo de entrega do IRPF 2021 para 31 de julho, em decorrências dos problemas ocasionados pela pandemia da Covid-19.

Em Manaus, projetos de extensão de faculdades particulares estão realizando a declaração mediante a doação de 1kg de alimento não perecível.

Tags