image


Literatura

Projeto 'Quinta Página' comemora leitura de 64 livros em menos de três anos

Iniciativa estimula a arte de ler promovendo a diversidade de visões e debates em cafeterias de Manaus
image Crédito: Divulgação
Fonte: Beatriz Miranda - Há 2 dias

As obras de dois jornalistas-escritores, Bernardo Kucinski e Gabriel García Márquez, serão a tônica do próximo encontro literário do clube "Quinta Página", que acontece em Manaus no dia 12 de agosto. “Você vai voltar pra mim”, de Kucinski e, “Do amor e outros demônios”, de García Márquez, serão lidos pelo grupo, coordenado pelas amigas Isabelle Cardoso e Jessica Lima. Idealizado pelas universitárias, o projeto foi criado a partir da necessidade de dividir ideias sobre os livros que estavam lendo e compartilhar experiências pessoais da pós leitura.

Apaixonados por literatura, as duas estudantes concretizaram o projeto e, em outubro de 2018 nasceu o "Quinta Página", que acontece na 2ª quinta-feira de cada mês. Antes da criação do clube, ambas fizeram uma pesquisa para saber se havia esse tipo de projeto em Manaus, porém depois de pesquisar notaram que as propostas eram diferentes do que imaginaram.

“Chegamos a pesquisar alguns clubes daqui de Manaus, ou eram inativos ou não tinham a mesma ideia que a nossa. Então a gente decidiu criar o nosso”, explicou Jessica Lima, co-fundadora do Quinta Página.

Primeiro encontro

Ainda que de forma despretensiosa, o primeiro convite foi lançado para pessoas próximas às meninas em suas próprias redes sociais. Jéssica detalha a emoção no momento em que as pessoas foram aparecendo ao local com livros e sentando junto à mesa.

“Foi incrível quando as pessoas começaram a chegar sabe, não deu muita gente, mas a gente ficou muito impressionada que as pessoas estavam dispostas a compartilhar dessa ideia com a gente. Nós tínhamos divulgado no Twitter e no Instagram e ficamos muitos felizes com essa reposta no primeiro encontro, em outubro de 2018”, Jéssica Lima.

O sucesso da reunião seria a primeira de muitas. Com o avançar dos encontros as cafeterias se tornaram cada vez mais lotadas e o tempo de discussão cada vez maior.

Este ano o clube completa três anos com uma bagagem de 64 livros lidos e grande momentos interativos em várias cafeterias e em chats virtuais em Manaus.  

Contando história

As reuniões acontecem na 2° quinta-feira do mês, e o nome do clube homenageia essa escolha. As reuniões online duram cerca de três a quatro horas e quando presenciais o tempo é da escolha do grupo e do local.

Os livros debatidos são escolhidos de forma democrática e por meio de sorteio, para que todos tenham voz. São deliberados obras de países do mundo inteiro, assim como de várias categorias, como ficção, romance, terror, contos regionais, entre outros.

Adaptações necessárias

 

No mundo online, insegurança e incerteza rondaram os membros do clube, mas nunca foi cogitado parar. Jéssica explica que as reuniões se tornaram um refúgio, uma forma leve de lidar com que acontecia no mundo.

“Foi muito saudável, e era o que a gente esperava sabe, a gente não podia sair de casa, então ter o clube e ver aquelas mesmas carinhas foi realmente um diferencial. Pra mim Jéssica foi muito especial ter pessoas para conversar durante esse período da pandemia, nós realmente nos tornamos uma família”

Durante a pandemia, os leitores passaram a se reunir com autores de outros Estados e países, entre os nomes nacionais está o jornalista JB Medeiros que é autor da biografia “Belchior - Apenas um rapaz latino-americano” e a escritora amazonense Myriam Scotti, autora da obra “Mulheres chovem”. Entre os internacionais está o poeta e escritor Ernesto Moamba de Moçambique, autor do livro “Liberta-te Mãe África”.

Futuro do clube

Motivados a continuar os encontros, os membros do clube se prepararam para comemorar, no mês de outubro de 2021, os três anos de atividades contando com ajuda de órgãos públicos para realizar essa celebração.

Jessica explica que entre as novas propostas para o projeto neste ano está a gravação das reuniões em forma de live para que pessoas de outros Estados possam fazer parte.

“Um dos objetivos do clube pro nosso ano 3, no entanto, é gravar as reuniões, uma forma de live, para que pessoas de outros estados possam participar. Temos alguns membros que se mudaram e que continuavam a participar nas reuniões on-line, queremos muito incluí-los mesmo quando voltarmos ao presencial. ”, aborda Jéssica.

Para participar do Clube de Leitura Quinta Página basta entrar em contato pelas redes sociais @quintapagina.

 

Tags
image