image


Pandemia

No AM, mortes por Covid-19 deixaram mais de 270 órfãos de até seis anos de idade

Duas crianças perderam pai e mãe, oito perderam os pais antes do nascimento
image Crédito: Reprodução/Internet-
Fonte: Portal Norte de Notícias - Há 2 semanas

A covid-19 deixou mais de 271 crianças de até seis anos de idade órfãos no Estado. Os dados são de 16 de março de 2020 e 24 de setembro deste ano, e foram obtidos no Portal da Transparência do Registro Civil. 

A Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg/AM) realizou um levantamento do cruzamento entre os CPFs dos pais nos registros de nascimentos e de óbitos feitos nos Cartórios de Registro Civil do Amazonas desde 2015, ano em que as unidades passaram a emitir o documento diretamente nas certidões de nascimento das crianças recém-nascidas em todo o estado.

Oito pais faleceram antes do nascimento de seus filhos, enquanto duas crianças, até a idade de seis anos, perderam pai e mãe vítimas da Covid-19. 

“É um número parcial, mas que mostra mais um impacto causado pela pandemia no nosso estado, constatado por meio da parceria dos cartórios com a Receita Federal para a emissão de CPF nas certidões de nascimento dos recém-nascidos”, explica Leonam Portela, presidente da Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Amazonas (Arpen/AM) e diretor de registro civil da Anoreg.

_________________________________

RELACIONADAS

+ No Amazonas, mais de 7 mil bebês que nasceram neste ano não têm o nome do pai na certidão de nascimento

+ Cartórios passam a realizar Autorização Eletrônica de Viagem para menores

+ Cartórios do Amazonas registram 1º semestre com mais mortes da história

__________________________________

Brasil

Já no Brasil, no mesmo período, ao menos 12.211 crianças de até seis anos de idade ficaram órfãs de um dos pais vítimas da Covid-19. 

Segundo os dados levantados pela Arpen-Brasil, 25,6% das crianças de até seis anos que perderam um dos pais na pandemia não tinham completado um ano.

Já 18,2% tinham um ano de idade, 18,2% dois anos de idade, 14,5% três anos, 11,4% quatro anos, 7,8% tinham cinco anos e 2,5% , seis anos.

São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Ceará e Paraná foram os estados que mais registraram óbitos de pais com filhos nesta faixa etária. 

___________________________________

ACESSE TAMBÉM:

As mais acessadas do dia

Em Manaus, jovem é morta a facadas por suposto cliente

 

'Tia Deia', telespectadora da Eliana, morre dias após participar do programa; veja vídeo

 

Termina na próxima semana as inscrições para o concurso da Manausprev

 

Obstruções de calçadas e ruas aumentam 141% em 2021, em Manaus

 

Manaus conta com 39 pontos de vacinação contra Covid-19 nesta segunda-feira

Tags
image