image


Seleção

Elaboração de editais do concurso público para as forças de segurança no AM entra em fase final

Esse é um dos concursos mais esperados em décadas no estado
image Crédito: Crédito: Reprodução - SSP
Fonte: Portal Norte de Notícias - Há 1 semanas

A Preparação dos editais do concurso público para as forças de segurança pública do estado no Amazonas está em fase final de elaboração.

Esse é um dos concursos mais esperados em décadas no estado.

Para o lançamento do concurso, o Governo encaminhou Projetos de Lei à Assembleia Legislativa (Aleam) que aperfeiçoam a atual legislação que rege concursos, em especial para atender ao processo de seleção de novos praças e oficiais para a Polícia Militar do Amazonas (PMAM).

_______________________________

RELACIONADAS

Ministério Público do Amazonas cobra concurso público da PM e da PC

Editais com mais de 2,5 mil vagas em concursos públicos saem em outubro, no AM

Cota para negros, indígenas e quilombolas em concursos aguarda sanção no AM

_______________________________

Entre essas alterações está o aumento da idade máxima de ingresso, de 28 para 35 anos; o percentual mínimo de 10% de vagas para as mulheres, no quadro de combatentes, ou seja, dos policiais que enfrentam a criminalidade nas ruas; e a redução nos prazos de realização do concurso, medida que visa acelerar a realização e nomeação dos novos policiais, que vão fortalecer principalmente as tropas das polícias Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros. O combate ostensivo à criminalidade é uma das prioridades da administração Wilson Lima.

A proposta de mais mulheres na PMAM será fortalecida em emenda a ser apresentada pelo líder do Governo na Aleam, deputado Felipe Souza, nesta quinta-feira (7).

“Sou um defensor e apoiador das causas e lutas em favor das mulheres. Por isso protocolei uma emenda ao Projeto de Lei n. 470/2021, oriundo da Mensagem Governamental de n. 115/2021, reforçando no que diz respeito à reserva de, no mínimo, 10% das vagas do concurso da PM garantidas a elas. Essa é uma medida que, além de valorizar e potencializar os resultados da corporação com a inserção desse público, dá espaço e vez a quem tem mostrado, cada vez mais, atuação e protagonismo em todas as áreas da sociedade, as mulheres”, destaca o parlamentar.

 

Serão abertas 2,5 mil vagas, distribuídas entre cinco órgãos que compõem a estrutura do Governo do Estado.

O concurso público, com salários a partir de R$ 2.600, convocará servidores para a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Polícia Civil (PC-AM), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).

 

_______________________

ACESSE TAMBÉM

As mais acessadas do dia

 
 
 
 
 
 
 
 

Tags