image


Saúde

Governo amplia oferta de consultas e exames no Amazonas

Os agendamentos serão via Central Unificada de Regulação e Agendamento de Consultas e Exames
image Crédito: Divulação/Lucas Silva/Secom- Exames de tomografia no HPS Delphina Rinald Abdel Aziz
Fonte: Portal Norte de Notícias - Há 3 semanas

Os projetos Consulta+ e Examina+ foi anunciada nesta sexta-feira, 24, pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, os planos são para acelerar consultas e exames na rede estadual de saúde. 

Serão oferecidos 86.471 exames e serviços terapêuticos, além de 11.990 consultas no Hospital e Pronto Socorro (HPS) Delphina Rinald Abdel Aziz, na Zona Norte de Manaus.

O HPS passará a ofertar na rede estadual de saúde um total de quase 98,5 mil procedimentos ambulatoriais por mês, utilizando toda a sua capacidade instalada.

Os agendamentos serão via Central Unificada de Regulação e Agendamento de Consultas e Exames (Cura).

O projeto Examina+ vai ofertar, apenas no HPS, 86.471 exames por mês, incluindo 3.320 sessões de fisioterapia.

São 54.471 exames a mais que a unidade passa a oferecer a partir de agora. No período em que o hospital fazia atendimento exclusivo para Covid-19, sendo referência no Amazonas, eram realizados cerca de 32 mil exames por mês.

_________________________________

RELACIONADAS

Amazonas registra 1 morte e 53 novos casos de Covid-19

Após Queiroga testar positivo para a Covid, Anvisa recomenda isolamento para comitiva presidencial

Para assistir Brasil x Uruguai em Manaus, torcedor terá que comprovar vacinação contra a Covid-19

_________________________________

Já o projeto Consulta+ vai ofertar, a partir do início de outubro, também no Delphina Aziz, 11.990 consultas/mês, ajudando a desafogar a rede ambulatorial do Estado. Além de 8.370 consultas/mês em 15 especialidades médicas, serão ofertadas 3.620 consultas de ambulatório cirúrgico.  

São consultas especializadas nas áreas de cardiologia, dermatologia, endocrinologia adulto e infantil, reumatologia, gastroenterologia, nefrologia, neurologia adulto e infantil, otorrinolaringologia, pneumologia adulto e pediátrico, urologia e nutrição.  

Opera+

O Governo do Amazonas ainda prepara o lançamento, nos próximos dias, de um projeto para ampliar a oferta de cirurgias eletivas no Estado, o Opera+, que também deverá utilizar a capacidade instalada do Delphina Aziz, com 11 salas cirúrgicas funcionando para realizar 1.265 cirurgias eletivas por mês, somente naquela unidade hospitalar.

Hospital

O Hospital Delphina Aziz tem 32 mil metros quadrados de área construída, com 11 salas cirúrgicas, 30 consultórios ambulatoriais, Centro de Controle Operacional (CCO), Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI); Centro de Reabilitação e Fisioterapia; Parque Tecnológico com mais de 1,6 mil equipamentos de Alta, Média e Baixa Complexidade, entre eles os de tomografia, ressonância magnética, radiologia, ecocardiograma, equipamentos de ultrassonografia, mamografia, entre outros.

_________________________

ACESSE TAMBÉM

As mais lidas do dia

Após assalto, trabalhador é morto com tiro no abdome, em Manaus

 

Exclusivo: pais do sargento Lucas Guimarães quebram o silêncio e falam do assassinato do filho

 

Com valor atual em R$ 18 mil, prefeito de Novo Olinda do Norte-AM aumenta o próprio salário em 27,7% e passará a ganhar R$ 23 mil

 

Caso Portilho: Julgamento termina com 7 condenados que somam 170 anos de prisão, em Manaus

 

Sine Manaus e AM divulgam 209 vagas de emprego para esta sexta-feira

 

Tags
image