image


Pandemia

Jovens de 12 a 17 anos do AM devem ser os próximos a se vacinarem contra a Covid

Governo já formalizou pedido ao Ministério da Saúde
image Crédito: Divulgação/SES-AM
Fonte: Ana Kelly Franco - Há 46 minutos

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), afirmou na manhã desta segunda-feira, 26, durante uma entrevista a uma rádio local, que o Estado já pediu ao Ministério da Saúde (MS) a liberação da vacinação da Covid-19 para a população com comorbidades de 12 a 17 anos. 

“Em relação à vacinação daqueles que têm 12 a 17 anos, ainda há muitos questionamentos que precisam ser dirimidos. Já há uma sinalização da Conferência Nacional de Educação (Conae) para que haja essa vacinação, mas ainda carece de uma chancela do Ministério da Saúde”, comentou Wilson. 

Um dia após o primeiro mutirão de vacina na capital amazonense, em 14 de junho, o governador já tinha feito o pedido para que as crianças e adolescentes com comorbidades recebessem as doses únicas da Janssen, mas esse pedido foi negado. 

A reportagem procurou a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) para saber mais detalhes, mas ainda não há definição sobre o tema.

Brasil

No Brasil, os Estados do Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Piauí, Ceará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Maranhão já iniciaram a vacinação para a população a partir de 12 anos com doenças pré-existentes. Os outros Estados já pediram a liberação a MS. 

O Portal Norte de Notícias entrou em contato com o Ministério da Saúde para saber como estão as tratativas a respeito do assunto e, em nota, informou que a ampliação da vacinação para adolescentes a partir dos 12 anos está em discussão na Câmara Técnica Assessora em Imunização e Doenças Transmissíveis da pasta. O ministério reforça aos Estados e municípios que, neste momento, a recomendação e prioridade é vacinar todos os grupos prioritários definidos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) e a população acima de 18 anos.

 

Tags
image