image


Boi-Bumbá

Festival de Parintins é cancelado pelo segundo ano consecutivo

Os dirigentes já falam em cancelamento, porém o anúncio oficial será feito pelo do Governo do Amazonas
image Crédito: Divulgação
Fonte: Da Redação - Há 3 semanas

No ano passado, após o cancelamento do Festival Folclórico de Parintins, havia a expectativa de que em 2021 a festa pudesse ser novamente realizada, mas por conta da segunda onda da pandemia e na iminência de uma terceira, o maior evento cultural do Amazonas foi outra vez anulado. O evento acontece anualmente no mês de junho,no Bumbódromo, os bois Caprichoso e Garantido se “enfrentam” com apresentações durante três noites, numa sequência de músicas, coreografias e cenários distinto. A festa reúne mais de 60 mil pessoas na ilha Tupinambarana.

Para os presidentes do Caprichoso e Garantido a festa só poderia acontecer se todos ja tivessem sido vacinados. Ambos esperam melhores condições para que o Festival retorne com toda a força.

"Esse ano, novamente não tem condições de fazer evento com público, ainda nem acabamos de sair da segunda onda e já se fala em terceira onda. O Festival Folclórico de Parintins é nossa maior indústria cultural. A cidade vive em torno dessa ocasião.", comentou Antônio Andrade, presidente do Garantido.

Jender Lobato, presidente do Caprichoso ressalta que o futuro do festival depende agora da vacinação contra a covid-19. “É realmente muito frustrante chegar no meu segundo ano como presidente e não poder colocar o boi na arena do Bumbódromo, mas eu busco sempre sabedoria para compreender que se trata de um esforço necessário para que possamos em breve reviver grandes momentos e escrever novas páginas de vitória na história do Caprichoso”, enfatiza.

A Secretaria de Cultura e o Governo do Amazonas ainda não anunciou oficialmente o cancelamento do festival. O anúncio poderá ocorrer nos próximos dias. 

Reunião

Os presidentes dos bois reuniram-se, na terça-feira, 1º, com o Governador Wilson Lima (PSC) e com o secretário de Cultura Marcos Apolo para discutir alternativas econômicas para os trabalhadores que fazem o Festival. 

Prefeitura de Parintins

A Secretaria Municipal de Turismo de Parintins (SEMTUR) organiza uma maneira de ajudar os artistas. A titular da pasta, Karla Viana, explica que durante dez dias haverá uma programação feita em parceria com a Associação dos Artistas Plásticos de Parintins (AAPP).

"Já está agendada uma produção para o dia 26 de junho, foi uma decisão acertada com o Governo do Estado, que é quem organiza o Festival de Parintins, em parceria com os dois bumbás. É necessário que se faça dessa forma até que tenhamos segurança para voltar a reunir as duas galeras no Bumbódromo”, ressalta.

Semana do Meio Ambiente

Na manhã desta quinta-feira, 3, as ações da 1º Semana de Meio Ambiente do Boi vermelho e branco iniciaram com um show do artista parintinense, Ken Pablo e com muito dois pra lá dois pra cá da companhia de dança folclórica Garantido Show.

O evento teve como palco o auditório da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Parintins, e contou com a presença de itens oficiais como a Rainha do Folclore Edilene Tavares e do Pajé Adriano Paketá, que recebeu o título de Embaixador das Causas Ambientais.

Projeto “Brasil Vivo! Festas, Tradições e Cultura Popular”

A viagem virtual pelas festas da cultura popular brasileira continua neste mês de junho. O projeto “Brasil Vivo! Festas, Tradições e Cultura Popular”, promovido pelo Sesc Ribeirão Preto, apresenta na quinta-feira, 10/6, às 19h30, no canal do YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=PgMfCaif1mk), uma live com bate-papo ao vivo sobre o Festival Folclórico de Parintins, que acontece anualmente no meio da Floresta Amazônica. O encontro terá participação dos presidentes do Boi Caprichoso Jender Lobato e do Boi Garantido Antônio Andrade Barbosa.

“Brasil Vivo! Festas, Tradições e Cultura Popular”, promovido pelo Sesc Ribeirão Preto com curadoria da fotógrafa paulista e produtora audiovisual Andrea Goldschmidt, tem como objetivo estimular os participantes a fazer uma viagem virtual e encontrar um novo universo de referências culturais de um Brasil plural

Com mediação da produtora cultural Vandreza Freiria, a live sobre o Festival Folclórico de Parintins será nesta quinta-feira (10/06), às 19h30, no canal do YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=PgMfCaif1mk). O bate-papo contará com a participação especial dos presidentes do Boi Caprichoso Jender Lobato e do Boi Garantido Antônio Andrade Barbosa, e de Andrea Goldschmidt, que já registrou 38 festas populares e manifestações culturais e religiosas, em 13 estados diferentes.

No encontro virtual, os internautas podem interagir mandando perguntas, além de ver o ensaio fotográfico de Andrea e ficar por dentro dos bastidores da organização desta grande festa popular brasileira.

Tags
image