image


Decreto

Vacinação de professores da região metropolitana inicia na segunda, diz Wilson

Governador também informou o retorno das aulas semipresenciais no interior do Estado
image Crédito: Divulgação
Fonte: Valéria Costa - Há 7 dias

A vacinação dos profissionais de educação do Amazonas inicia na próxima segunda-feira, 17, mas somente para aqueles que atuam na região metropolitana de Manaus. A informação é do governador Wilson Lima (PSC), dada durante transmissão nas redes sociais do governo por ocasião do anúncio de novas medidas do decreto de restrição referente ao combate à pandemia da Covid no Estado.

A vacinação dos educadores antecede o retorno das aulas semipresenciais, que, neste momento, vai acontecer somente no interior do Amazonas, disse o governador. As aulas nesta modalidade reiniciam na quarta-feira, 19. No total, segundo o secretário de Educação do Estado em exercício, Luís Fabian, são 230 mil alunos no 61 municípios amazonenses.

Na live, Wilson Lima reforçou que as escolas do interior foram todas adaptadas para receber alunos, professores e todos os profissionais da área com pias, totens com álcool em gel, tapetes sanitizantes e todo o protocolo elaborado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) ainda em 2020.

Presente à transmissão, o secretário Luís Fabian ressaltou, ainda, que as crianças e adolescentes que estão em casa têm sido prejudicadas não somente pela segurança alimentar, mas expostas à defasagem educacional e também à vulnerabilidade social. "Nada substitui a tarefa e o fazer do professor em sala de aula", acrescentou.

Para o governador, o retorno às aulas presenciais é fundamental à vida das crianças e adolescentes e reforçou os cuidados de segurança que têm que ser mantidos para evitar a proliferação do contágio ao vírus da Covid.

Wilson Lima, no entanto, não discriminou quais municípios vão começar a vacinar os professores e qual ou quais os imunizantes serão aplicados e, nem deu números de quantos profissionais da educação passarão a ser imunizados.

Ele também não informou quando as aulas presenciais da rede pública estadual em Manaus serão retomadas. Na rede municipal, na capital, a Secretaria de Educação de Manaus (Semed) marcou este retorno para 31 de maio.

 

Tags