image


Campanha

Febre aftosa: vacinação inicia em oito municípios do Amazonas

Pecuaristas deverão imunizar seus rebanhos de todas as idades até o dia 31 de maio
image Crédito: Diego Peres/Secom
Fonte: Da Redação* - Há 1 semanas

No último sábado, 1º, o Governo do Amazonas, por meio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), iniciou a primeira etapa da Campanha de vacinação “Amazonas sem Febre Aftosa” nos municípios de Barcelos, Carauari, Juruá, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira e sede de Tapauá. Pecuaristas deverão imunizar seus rebanhos de todas as idades até o dia 31 de maio.

A notificação da imunização do rebanho desta etapa deverá ser realizada até o dia 15 de junho junto à Adaf. Cerca de 18 mil cabeças de gado deverão ser imunizados contra a doença nesses municípios. 

A Adaf reforça que o produtor rural é o responsável pela vacinação do seu rebanho, devendo adquirir a vacina dentro do prazo da etapa, em uma revenda cadastrada pela agência ou nos escritórios do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam).

“A campanha de vacinação contra febre aftosa prossegue até o dia 31 deste mês, em oito municípios do ecossistema de terra firme. Os pecuaristas devem realizar a vacinação do seu rebanho procurando os escritórios do Idam ou as casas agropecuárias para adquirir a vacina, e após a vacinação fazer a declaração da vacinação junto aos escritórios da Adaf”, reforçou o diretor-presidente da Adaf, Alexandre Araújo. 

No Amazonas, 49 municípios mantêm a vacinação contra a febre aftosa e fazem parte Bloco II do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (Pnefa), na transição de área livre da aftosa com vacinação para sem vacinação.

Calendário de vacinação

A campanha de vacinação no Amazonas é dividida em duas etapas, ocorrendo em 41 municípios nas calhas dos rios Amazonas e Solimões, nos períodos de 15 de março a 30 de abril e de 15 de julho a 31 de agosto. A Adaf reitera que nesses 41 municípios a vacinação deve ser declarada até o dia 15 de maio.

Nos demais oito municípios, nas calhas dos rios Negro e Madeira, o calendário de vacinação acontece nos meses de maio e novembro.

A campanha “Amazonas sem Febre Aftosa” é uma ação do Governo do Estado, por meio da Adaf, com apoio do Sistema Sepror (Idam, Adaf e ADS), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Superintendência Federal da Agricultura no Amazonas (SFA-AM) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea).

*Com informações da assessoria

Tags