image


Pandemia

Novo decreto flexibiliza toque de recolher e autoriza aulas presenciais do ensino médio particular

Medidas passam a valer na próxima segunda-feira, 5 de abril, e terão validade de 15 dias
image Crédito: Diego Peres/Secom
Fonte: Anilton Junior - Há 2 semanas

O governador do Estado, Wilson Lima (PSC), anunciou um novo decreto de medidas restritivas na tarde desta quarta, 31, com mudanças no toque de recolher, aulas presenciais e funcionamento de bares e restaurantes. As flexibilizações passam a valer na próxima segunda-feira, 5, e vigoram por 15 dias em todo o Amazonas.

Wilson Lima (PSC) fez questão de salientar que, apesar das alterações, os amazonenses não podem deixar de lado as medidas sanitárias de combate ao coronavírus, como evitar algomoreações e usar a máscara. "Os bares estão abrindo mais, mas isso não quer dizer que é para fazer festa. Não podemos abaixar a guarda. Isso é para alguns setores manterem os empregos. Esta responsabilidade é de todos nós," afirmou.

Restrição de circulação

A circulação está restrita da 0h às 6h

Escolas

Fica facultado o funcionamento também das escolas do ensino médio e cursos livres da rede privada.

Também fica permitido o funcionamento do Colégio Militar de Manaus (CMM), administrado pelo Exército.

Delivery e drive-thru de restaurantes

Permitidas as atividades de delivery de restaurantes e lanchonetes, durante as 24h, ficando autorizado o funcionamento na modalidade drive-thru, no período de 6h até as 23h.

Consumo no local

Restaurantes e bares (funcionando como restaurante) poderão abrir para o público das 6h às 23h, de segunda-feira a sábado, com até 50% de ocupação.

Escritórios

50% de ocupação, no período entre as 8h e 16h, de segunda-feira a sexta-feira, evitando a presença de maiores de 60 anos ainda não vacinados com as duas doses e portadores de comorbidades reconhecidas pelo PNI.

Shopping centers

Galerias e mini-shoppings funcionam no mesmo horário das lojas de rua.

Aos domingos, das 07h às 16h.

Flutuantes

Flutuantes que funcionam como restaurante, no seu CNAE primário ficam autorizados a abrir das 09h às 16h, sem música ao vivo e com 50% de ocupação. De segunda a domingo.

Feiras e mercados

Feiras da ADS e dos Produtores que vendem direto à população podem funcionar das 16h às 20h.

Balneários

Podem funcionar segunda a domingo, das 7h às 16h, com 50% de ocupação.

Barco-hotel

Permitido o funcionamento, desde que os hóspedes não tenham contato com comunidades tradicionais ribeirinhas (não podem descer do barco).

Marinas

As marinas e os cursos de arrais amador, ficam autorizadas a abrir das 6h às 16h, de segunda a domingo.

Transporte a jato

O transporte em embarcações a jato poderá ser realizado com 70% da ocupação, especificamente para viagens de até 1 hora de duração.

Tags