image


image

Valéria Costa

Jornalista e colunista

Coluna Ponto e Vírgula

Pandemia e o impacto na educação básica

24/03/2021
image 24/03/2021

Aprendizado em risco

Os órgãos educacionais do Amazonas e nem as comissões legislativas que defendem a bandeira ainda não conseguiram mensurar o impacto que a pandemia da Covid-19 tem causado no ensino-aprendizagem dos alunos, seja em nível público quanto privado.

Prejuízo escolar

Um ano depois de iniciada a pandemia, com restrições, confinamentos e muitas perdas no Estado, a categoria estudantil é uma das mais afetadas nesse contexto social e a conta não vai demorar a ser cobrada.

***

Educação na pauta

A Assembleia Legislativa articula a criação de uma Frente Parlamentar da Educação, com o propósito inicial de defender a vacinação dos profissionais do ramo, de cobrar um auxílio tecnologia para professores e garantir o acesso das crianças à escola na zona rural do interior.

***

Visibilidade

Sem nenhum concorrente, o deputado estadual Carlinhos Bessa (PV) foi alçado a vice-presidente da Assembleia Legislativa nesta quarta. Ele vai ocupar o cargo deixado por Josué Neto (Patriota), que renunciou para assumir vaga no TCE-AM.

***

Sob medida

Único representante do Amazonas na presidência de uma comissão técnica no Congresso Nacional, o senador Omar Aziz (PSD-AM) foi eleito o primeiro presidente do novo colegiado no Senado: a Comissão de Segurança Pública.

***

Discurso estratégico

Há quem diga que a mudança foi da água para o vinho. Outros que foi o efeito Lula. A verdade é que Bolsonaro usou de marketing político ao afirmar categórico que “2021 será o ano da vacinação”, em seu rápido pronunciamento na noite desta terça.

***

Irônico

O pronunciamento de Bolsonaro acontece num momento em que o país bate o triste recorde de 3 mil mortos num único dia, um ano depois de uma pandemia que parece sem fim.

***

Gestão pública

Experientes ou novatos, prefeitos do interior se fazem de desentendidos e perpetuam uma prática danosa à gestão pública: o nepotismo. Órgãos de controle têm analisados casos recentes em Anamã, Tapauá e Tonantins.

***

Administração interina

E por falar em interior, Coari ainda aguarda pela eleição suplementar na cidade, hoje administrada pela presidente da Câmara, Dulce Menezes, tia do ex-prefeito Adail Filho (PP). Alô TRE!

***

Triste marca

Um ano depois de registrar a primeira morte decorrente da Covid, o Amazonas beira os 12 mil mortos, numa tragédia nunca antes vista no Estado. É assustador!