image


image

Valéria Costa

Jornalista e colunista

Coluna Ponto e Vírgula

Justiça corta as 'asas' da Umanizzare no Amazonas

23/03/2021

Tem culpa, sim

 

Quatro anos depois da rebelião no sistema prisional que deixou 56 mortos e externou a violência do Amazonas para o mundo, a Justiça entendeu que a Umanizzare tem sua parcela de culpa.

 

Vetada

 

Além de reconhecer a nulidade da cessão de contrato de gestão do Centro de Detenção Feminino, o juiz Paulo Feitoza ainda proibiu que a empresa realize novos contratos com o poder público nos próximos 2 anos.

 

Caixa-preta

 

A Umanizzare, durante muito tempo, foi uma caixa-preta na gestão prisional do Estado do Amazonas, onde consumiu milhões de reais e, sob a sua tutela, o sistema prisional vivenciou suas piores e mais sangrentas rebeliões.

 

***

 

Covid na pauta

 

O enfrentamento à Covid e o avanço da pandemia do país serão a tônica da reunião entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e demais chefes dos poderes nesta quarta, 24, em Brasília, num momento em que o vírus está praticamente incontrolável no Brasil.

 

 

Wilson é esperado

 

O governador Wilson Lima (PSC) é esperado para a reunião, mas ainda não se sabe se ele estará presencialmente ou no modo virtual. O Amazonas, que antecipou esse período crítico da doença em janeiro, se encontra, agora, na fase laranja do vírus.

 

 

Queiroga, enfim, ministro

 

Essa reunião é bem emblemática já que deve ser a primeira oficial do novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, cuja nomeação saiu, finalmente, nesta terça-feira, 23.  A agenda será fechada e sem qualquer transmissão pela internet.

 

 

Protagonismo

 

Um dos convidados à reunião, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), defende a união de todas as esferas contra a pandemia e cobra maior protagonismo do governo federal no enfrentamento à Covid.

 

***

 

 Novo capítulo

 

Vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PL-AM) apresentou nesta terça um projeto de decreto legislativo para sustar os efeitos da resolução da Camex que reduz a alíquota do Imposto de Importação do segmento de bens de informática e eletrônicos e prejudica a Zona Franca. A saga continua.

 

***

 

Postura pré-eleitoral

 

Em ano pré-eleitoral e atravessando uma pandemia sanitária devastadora, aspirantes ao governo terão que mudar o discurso político de forma a alcançar o coração e o voto dos eleitores. Timidamente, isso já começa a ser visto nas redes sociais oficiais.

 

***

 

Nem aí

 

Alvo de julgamento no STF sobre suspeição de suas decisões no âmbito da Lava Jato, o ex-juiz Sergio Moro mantém a postura do silêncio diante dos últimos acontecimentos.

 

***

 

Ideologia de gênero

 

Boa parte dos vereadores de Manaus estão mais preocupados em criticar a ideologia de gênero e a discussão da diversidade nas escolas do que arregaçar as mangas e apresentar propostas plausíveis para frear a pandemia da Covid na capital.

 

Debate

 

Na sessão desta terça, 23, o tema dominou parte dos debates em plenário, puxadas por vereadores que compõem a Frente Parlamentar Cristã.