image


image

Valéria Costa

Jornalista e colunista

Coluna Ponto e Vírgula

Salve-se quem puder!

03/09/2021
image 03/09/2021

Sete de Setembro

O 7 de Setembro está chegando e com ele uma nuvem de tensão, nervosismo, ameaças e interrogações do que pode, realmente, acontecer neste feriado da Independência. Parece mais revival de filmes do período da ditadura.

Se proteger pra quê?

Enquanto bolsonaristas e oposição se preparam para colocar nas ruas umas das maiores manifestações políticas do período, o país ainda está à mercê de um inimigo poderoso, letal e oculto: a Covid, que já matou 582 mil pessoas e infectou mais de 20 milhões de pessoas no Brasil...

Ginasial

E como não podiam faltar as pérolas diárias do chefe da Nação, Bolsonaro mandou um recado direto aos ministros do STF, Alexandre de Moraes e Luis Roberto Barroso: que o 7 de Setembro será um ultimato aos dois.

***

’Justiçado’

O deputado federal Delegado Pablo (PSL) se sentiu de “alma lavada” ao ser inocentado pelo STJ, em processo que apurava sua participação em vazamento de informações da Operação Estado de Emergência, quando estava como delegado do PF em 2018. Ele fez questão de distribuir a notícia à imprensa e ressaltar a conclusão da Justiça: “rixa política”.

***

Vem aí nova CPI

Diante das denúncias de ex-funcionário da família Bolsonaro sobre o escândalo das “rachadinhas”, deputados e senadores já ensaiam uma nova CPI no Congresso, desta vez mista para investigar a prática de corrupção que envolve o presidente da República e seus filhos parlamentares. 

***

Fôlego

Decreto da Prefeitura de Manaus prorroga, até 31 de outubro, a suspensão de corte do fornecimento de água por inadimplência para os usuários beneficiados pela tarifa social. Segundo levantamento municipal, são 65 mil famílias beneficiadas.

***

Sustentabilidade

Para celebrar o Dia da Amazônia, que se comemora no domingo, dia 5, o Grupo Norte de Comunicação realiza uma ação sustentável com alunos da rede municipal de ensino de Manaus com a distribuição de 300 mudas de árvores frutíferas e ornamentais dentro do projeto #Bem Verde. Ótima iniciativa.

História

Ainda falando em Amazônia, neste domingo também se comemora a elevação do Amazonas à categoria de província. Ou seja, 171 anos de sua independência política e econômica do Grão-Pará.

***

Abuso moral

Sabe aquele gestor de importante órgão do governo do Estado, acusado de favorecer a prática de assédio moral nos corredores do local de trabalho? Já foi notificado pelo MPT sobre a denúncia. Confrontada pela Coluna, a pasta alega que o procedimento segue sob sigilo.

image