image


image

Valéria Costa

Jornalista e colunista

Coluna Ponto e Vírgula

A letra f é a única semelhança entre o fuzil e o feijão

27/08/2021
image 27/08/2021

Belicismo

Da série pérolas que estarrecem e escracham a falta de comando do país, o presidente Bolsonaro reforçou sua política bélica em detrimento de uma política econômica que arrefeça a inflação e a alta carestia que assola o Brasil.

Prioridades

Para ele, é mais interessante que a população compre fuzil, mesmo que seja caro, do que o feijão, item necessário da cesta básica do mais humilde brasileiro.

Será?

A um ano das convenções partidárias que vão ratificar as candidaturas para o pleito de 2022, essas declarações de Bolsonaro deixam dúvidas se realmente ele será candidato à reeleição para pedir o voto, novamente, do povo brasileiro.

***

Comando

O deputado Tony Medeiros (PSD) deve ser alçado a líder do governo Wilson Lima na Assembleia Legislativa do Amazonas. Pelo menos é o movimento interno que governistas têm feito e que irão formalizar em indicação coletiva na próxima segunda-feira, 30, ao próprio Wilson Lima, segundo informações que chegaram à Coluna.

***

Aliado, sim

Em entrevista à rádio Mais Brasil News, de Brasília, o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que integra, sim, a base aliada do presidente Bolsonaro e, que, ao contrário de seus antecessores ou de outros gestores do Amazonas, ele pratica o bom relacionamento entre correntes e ideologias políticas “tudo em favor de Manaus”.

Investimentos

E esse bom relacionamento tem trazido dividendos: Almeida revelou que dos R$ 1,2 bilhão dos investimentos previstos para o megapacote de obras que anunciou para Manaus, faltam apenas R$ 470 milhões serem liberados. Isso, inclusive, será tema de agenda que vai cumprir em Brasília, no pós-feriado de 7 de Setembro.

Tô fora!

Embora se considere aliado de Bolsonaro, David Almeida se antecipou e afirmou que não participará das manifestações em favor do presidente, agendadas para acontecer em diversas cidades brasileiras no Dia da Independência, em 7 de Setembro.

***

Alerta

Já não bastasse a pandemia da Covid, agora outro surto sanitário tem causado temor entre os moradores do município de Itacoatiara: a doença da “urina preta”. Pelo menos 19 notificações já foram confirmadas pela FVS-AM.

***

Crescimento

Nova estimativa populacional do IBGE mostra que o Brasil tem 213,3 milhões e coloca o Amazonas no 13º lugar entre os 27 Estados da federação, com 4,2 milhões de habitantes. Acima dele aparece o Maranhão, com 7,1 milhões. São Paulo continua líder absoluto e, no fim da fila, está Roraima, com 652 mil habitantes.  

***

Rodada

Ao que tudo indica, a arena da Amazônia deverá sediar a partida entre Brasil e Uruguai pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. Comitiva da CBF fez vistoria no estádio nesta quinta e sexta e o resultado deve sair em breve. A expectativa é que esse jogo aconteça em outubro.

image