image


image

Valéria Costa

Jornalista e colunista

Coluna Ponto e Vírgula

Demarcação, a novela que se passa nos bastidores de Brasília

25/08/2021
image 25/08/2021

Frustrados

Acampados na Praça dos Três Poderes, em Brasília, centenas de índios viram suas pressões irem por água abaixo, nesta quarta-feira, 25, após a corte do STF adiar o julgamento do marco temporal pautado para a sessão de hoje.

Terras indígenas

Os indígenas são contra essa proposta, já que determina que eles somente poderão reivindicar a demarcação de terras nas quais já estavam antes da promulgação da Constituição de 1988. A matéria tem apoio de ruralistas. 

***

Apagado

Membro da CPI da Pandemia, o senador Eduardo Braga (MDB) mostra uma atuação irrelevante e sem força. Ele, que já foi apontado como um dos integrantes do G7, agora patina deslocado na comissão e passa, quase despercebido.

***

Reforço

A partir do dia 15 de setembro, idosos com 70 anos de idade e pessoas portadoras de câncer ou transplantados, começam a tomar a terceira dose da vacina contra a Covid. A informação é do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Briga de força

Assim como foi no início da vacinação no país, em janeiro, em que o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), antecipou a imunização naquele Estado, também vai ser com a terceira dose. O tucano já anunciou este reforço para 6 de setembro. 

***

Homenagem

Ainda não tem data a solenidade, mas o humorista Whindersson Nunes deve vir a Manaus em breve receber o título de Cidadão do Amazonas. A proposta do deputado Cabo Maciel (PL) foi aprovada nesta quarta, 25, na Assembleia Legislativa e tem o objetivo de reconhecer a iniciativa do homenageado no auge da crise de oxigênio na capital, quando encabeçou uma campanha de doação de cilindros de oxigênio aos pacientes internados com a Covid.

***

Nova vaga

A partir da próxima semana, a corte do Tribunal de Justiça do Amazonas vai estar desfalcada com um membro a menos. É que o desembargador Ari Moutinho já formalizou sua aposentadoria compulsória. A expectativa que ainda este ano a corte judiciária tenha um novo integrantes. As apostas estão na mesa.

***

Não deu

Embora o presidente Bolsonaro esteja fazendo pressão para que o ministro do STF, Alexandre de Moraes, sofra um impeachment, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) disse não e arquivou o pedido, formalizado na semana passada. Para ele, é improcedente e "faltaria justa causa para acolhê-lo".

image