image


image

Valéria Costa

Jornalista e colunista

Coluna Ponto e Vírgula

Enquanto isso, a logística do país mantém o gargalo como 'status quo'

24/08/2021
image 24/08/2021

Escândalo

Com atuação em Manaus, o empresário do setor de logística, Franco Di Gregório, foi a principal figura na Operação Daia, realizada nesta terça-feira, 24, pela Polícia Federal em Brasília e mais outros três Estados do país.

Fraudes

A Coluna apurou que Gregório foi alvo de busca e apreensão em sua casa, em São Paulo, além do terreno que arrendou com o intuito de construir o porto seco em Anapólis, em Goiás, licitação que ganhou de forma fraudulenta e que é alvo da investigação da Polícia Federal.

Homenagem

O empresário, que opera os Superterminais na Zona Sul da cidade, deve se tornar o mais novo cidadão de Manaus, conforme projeto aprovado em dezembro de 2020 na Câmara Municipal, de autoria dos vereadores Joelson Silva (Patriota) e Amauri Colares (Republicanos), que não se reelegeu.

Perguntar não ofende

Será se a CMM vai marcar a solenidade de outorga da honraria? Com a palavra a mesa diretora da casa legislativa.

***

Oportunidade

Com previsão de provas para fevereiro de 2022, a Prefeitura de Manaus prepara um concurso público para renovar o quadro de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. Ainda não tem o quantitativo de vagas, mas o certame será para contratar médicos, nutricionistas, enfermeiros, psicólogos e para profissionais do setor técnico e operacional da pasta.

***

Reconduzido

Num intervalo de menos de cinco horas, entre o término da sabatina na CCJ do Senado e a votação em plenário, o procurador-geral da República, Augusto Aras, teve sua recondução aprovada pelos senadores com 55 votos a favor, 10 contrários e apenas uma abstenção. A decisão vai ser comunicada ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e, no próximo mês ele deve ser empossado para mais 2 anos de mandato.

***

Leque de opções

Numa terça-feira em que a cena política estava super movimentada com sabatina no Senado do procurador-geral da República, Augusto Aras, e os trabalhos da CPI da Pandemia, a Polícia Federal colocou nas ruas cinco operações em diferentes estados brasileiros. Um dia movimentado para os agentes federais.

***

Dianteira

Pré-candidatos ao governo do Amazonas, o deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) e o ex-governador Amazonino Mendes tomaram para si a tarefa de movimentar o cenário pré-eleitoral no Estado. A dianteira tem provocado uma cobrança de atitude dos demais aspirantes ao governo. Será se vão sair da toca?

***

Prévia tensa

A prévia do PSDB para escolher seu candidato a presidente da República acontece em novembro deste ano e já está provocando ataques internos. Um dos aspirantes à candidatura, o governador de São Paulo, João Doria, criticou a postura do deputado federal Aécio Neves (MG), que já foi outrora um dos grandes expoentes do partido.

De olho no Senado

Também na disputa interna, o ex-prefeito de Manaus Arthur Neto tem focado mais numa eventual candidatura ao Senado pelo Amazonas, vide os ataques rotineiros e recentes ao ex-amigo, o senador Omar Aziz (PSD), cuja vaga estará em jogo em 2022.

image