image


image

Valéria Costa

Jornalista e colunista

Coluna Ponto e Vírgula

Tensão pré-independência causa nervosismo no país

23/08/2021
image 23/08/2021

Protestos

A 15 dias da data que celebra a Independência do Brasil, o país vive uma tensão que impacta em todos os setores da sociedade e traz prejuízos à economia e de como é visto pelos observadores internacionais. Movimentos estão sendo sufocados e outros, elaborados para acontecer num dia em que deveria ser de festa.

Campo de guerra

Analistas mais frios desdenham do rótulo de golpe e veem em iniciativas de bolsonaristas uma forma de demonstrar apoio e força ao presidente da República, diante de críticas do Judiciário e do Congresso às atitudes do chefe da Nação. O que vai acontecer neste dia? Só esperando para ver.

***

’Sim’

Em sua conta no Twitter, o senador Plínio Valério, do PSDB Amazonas, já antecipou que vai votar a favor do pedido de impeachment do ministro do STF, Alexandre de Moraes, caso o Senado dê prosseguimento ao processo. Ele argumenta que a Constituição dá ao Parlamento essa prerrogativa.

***

Teasers

Com o bloco na rua, o ex-governador Amazonino Mendes vai lançar mão de seus feitos e realizações à frente de gestões anteriores para ‘relembrar’ a população e se reinserir na fofoca-baré do dia a dia. Amazonino não fala, mas seus atos mostram uma pré-campanha rumo ao Palácio da Compensa. Falta apenas o partido para chamar de seu.

***

Mudos

Em todo o país, o alto preço da gasolina se tornou um grande problema no orçamento dos consumidores. Os reajustes desenfreados se tornaram rotina e não há uma resposta convincente do governo federal que justifique essa carestia. E, tampouco, uma cobrança mais contundente dos representantes do povo no Legislativo federal. Quem paga essa conta é sempre a parte mais fraca.

***

Clima

A banda de rock britânica Coldplay, que é bem engajada com questões ambientais, convidou o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC) e mais os do Amapá, Waldez Góes (); do Ceará, Camilo Santana (); e do Pará, Helder Barbalho (MDB), para debater sobre medidas para conter o avanço da mudança climática e aquecimento global.

***

Mais uma vez

Uma nova cratera aberta no Km 20 da BR-319, que liga Manaus a Porto Velho, trouxe à tona o abandono da rodovia federal, perdida em tantas promessas de recuperação. Isolado do resto do país, o Amazonas agora isola moradores de comunidades e municípios dos arredores da capital, Manaus.

***

Financiamento eleitoral

O presidente Bolsonaro vetou os R$ 5,7 bilhões do fundo eleitoral e jogou para o TSE definir este o valor deste recurso que deve entrar no projeto da Lei Orçamentária Anual, a ser enviado ao Congresso Nacional até dia 31 deste mês.

***

Aval

Se depender do senador Eduardo Braga (MDB), o procurador-geral da República, Augusto Aras, vai ser reconduzido ao cargo com facilidade. Relator do processo no Senado, o parlamentar divulgou seu parecer favorável. A sabatina com Aras acontece nesta terça-feira, 24.

***

Vista grossa

Pelo visto a mudança de secretário na Segurança Pública do Amazonas não está fazendo nenhum efeito positivo. A criminalidade e a violência no Estado avançam assustadoramente e os números mostram a falta de estratégia de combate ao crime. Somente neste final de semana foram oito assassinatos com características de execução em Manaus. Alô general Mansur!

image