image


image

Valéria Costa

Jornalista e colunista

Coluna Ponto e Vírgula

CPI da Pandemia em seus últimos suspiros

20/08/2021
image 20/08/2021

Reta final

A CPI da Pandemia entra na próxima semana na reta final das investigações e mais próxima da finalização do relatório por parte do senador Renan Calheiros (MDB-AL). A data marcada para o fim dos trabalhos é 16 de setembro.

Depoentes

O banqueiro Roberto Ramos Júnior, dono do banco Fib Bank, depõe na próxima quarta-feira, 24, na comissão. Esse banco é apontado como o operador financeiro usado pela empresa Bharat Biotech para fazer o contrato com o Ministério da Saúde.

***

Aulas presenciais

Com o slogan “retorno seguro”, as escolas públicas municipais e estaduais de Manaus reiniciam as aulas 100% presenciais nesta segunda-feira, 23, mesmo com a notícia de quatro casos confirmados da variante Delta na capital amazonense. Segundo o titular da Semed, Pauderney Avelino, as unidades escolares da cidade estarão dotadas de todos os protocolos de segurança e que, as escolas que não têm essas condições, nestas as aulas serão remotas, ainda.

***

Homem de ferro

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, é hoje um dos mais “temidos” pelos grupos que apoiam o governo Bolsonaro e suas recentes decisões têm avalizado esse sentimento de antidemocrático. Somente nesta sexta, 20, ele autorizou diversas medidas que atingiram em cheio um núcleo que preparava atos no dia 7 de Setembro, Dia da Independência.

Crise potencializada

E nesta sexta-feira também o presidente Bolsonaro finalmente oficalizou o pedido de impeachment de Moraes ao Senado. O documento foi entregue no final da tarde e concretizou uma das ameaças que chefe da Nação vinha ensaiando. 

***

Páreo duro

O ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto, está no páreo para a prévia interna do PSDB, que acontece em novembro, onde será escolhido o candidato do partido para a disputa presidencial. Mas ele terá ao seu lado nomes fortes. Além do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que aparece bem cotado internamente, o de São Paulo, João Dória, corre por fora. A disputa vai ser ferrenha. 

***

Na contramão

Enquanto virtuais pré-candidatos ao governo do Amazonas escondem o jogo e negam qualquer desejo nesse sentido, o deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) se antecipou e anunciou que vai disputar a cadeira de Wilson Lima (PSC) em 2022, provavelmente pelo PDT, partido o qual deve se filiar. Afoito, o rapaz.

***

Avanço

Com o início da vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos contra a Covid, a capital amazonense avança na imunização da população e, atinge, hoje, a marca de 31% de pessoas com o ciclo vacinal completo com as duas doses ou a única. O número ainda é pouco, mas já é uma luz no fim do túnel.

Teens

Em uma semana de vacinação dos adolescentes, Manaus já imunizou 112.578 pessoas nessa faixa etária e se junta a outras capitais que também começaram a imunizar suas “crianças”.

image