image


image

Valéria Costa

Jornalista e colunista

Coluna Ponto e Vírgula

O modo de fazer da política brasileira: ataques e contra-ataques

20/07/2021
image 20/07/2021

Ação bélica

O deputado Marcelo Ramos (PL-AM) já mandou o recado para o presidente Bolsonaro (sem partido) de que não vai recuar e a prova disso é que já solicitou, do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), acesso integral ao teor das centenas de pedidos de impeachment protocolizadas na casa legislativa contra o chefe da Nação.

Ameaça

O vice-presidente da Câmara, aliás, vai mais fundo. Em entrevista exclusiva à rádio Mais Brasil News, de Brasília, ele adiantou que, se assumir a presidência da casa legislativa de forma interina, vai colocar em pauta os pedidos de impeachment para serem analisados.

Possibilidades

No entanto, o vice-presidente da Câmara somente pode assumir interinamente o comando do Legislativo federal se Arthur Lira estiver em viagem oficial ao exterior; se assumir a presidência da República na ausência de Bolsonaro e do vice, Hamilton Mourão, ou se estiver afastado por doença.

Briga de forças

O duelo de palavras entre Bolsonaro e Marcelo Ramos tem o fundo eleitoral como causa principal. O presidente do Brasil afirmou que o deputado do Amazonas é “insignificante”. Já Ramos afirma que essa ira e ataques presidenciais à sua pessoa tem como principal motivador proteger os filhos, Eduardo e Flávio, que votaram a favor da LDO com o “fundão” bilionário tanto na Câmara quanto no Senado.

***

Mulheres na política

A PEC 125/2011, que trata da reforma política, planeja dar mais ênfase à candidaturas femininas nas eleições pelos partidos políticos. Uma das estratégias é que o voto nas mulheres para a Câmara dos Deputados tenha peso dois quando da distribuição dos recursos do fundo partidário e do fundo eleitoral entre os partidos. A proposta é defendida pela relatora da PEC na Câmara, deputada Renata Abreu (Podemos-SP).

***

Vagas cobiçadas

A disputa eleitoral tanto para o Senado quanto para o governo do Amazonas em 2022 se desenha como uma das mais concorridas dos últimos pleitos e promete trazer à tona medalhões da política-baré contra estreantes que buscam um lugar ao sol.

***

'Vacinaço'

Nesta quarta-feira, 21, a capital amazonense realiza mais um mutirão de vacinação contra a Covid, desta vez com a inserção de jovens com 18 anos de idade. Com isso, Manaus totaliza o ciclo de vacinação por faixa etária com a primeira dose e, fica na espera de colher o êxito com a segunda dose da imunização, previsto para o último trimestre do ano. No entanto, resta combinar com a população para que se conscientize e finalize o esquema vacinal.

***

Vontade

Se depender somente da vontade do presidente Bolsonaro, o procurador-geral da República, Augusto Aras deve ser reconduzido ao cargo. Ele já enviou ao Senado essa recomendação. Resta saber se a casa legislativa vai referendar o desejo do chefe do Executivo.

***

Estratégia

Sem ter feito seu sucessor na Prefeitura de Manaus e deixado a gestão municipal com grande rejeição, o ex-prefeito Arthur Neto (PSDB) tenta se manter nos holofotes, mesmo sem mandato político. Seja com críticas ao governo do Estado, ao governo federal ou se defendendo de declarações do atual prefeito, o tucano luta para não cair no esquecimento político.

***

Agende-se

No próximo dia 31, a partir das 17h, os fãs de artes marciais poderão acompanhar a grande final da Copa Norte de MMA, promovida pelo grupo Norte de Comunicação e que terá atletas-finalistas de Manaus, Boa Vista e Tocantins. As lutas não terão público e serão transmitidas pelas redes sociais do grupo de comunicação, além da TV Norte Amazonas e Portal Norte de Notícias.