image


image

Valéria Costa

Jornalista e colunista

Coluna Ponto e Vírgula

O Brasil nas 'páginas' de todo o mundo

21/06/2021
image 21/06/2021

Estatística estarrecedora

Os 500 mil mortos por Covid no Brasil, número que se chegou no último sábado, é um soco no estômago do brasileiro, mas somente daqueles que têm consciência do momento crítico e cruel por qual estamos passando e que sofre com cada notícia negativa que sai a respeito.

Para o mundo ver (ler)

À propósito, por conta desse número infeliz, o Brasil foi manchete nos principais veículos de comunicação do Planeta neste final de semana, escrachando a inexistência de um comando firme e eficaz em favor dos brasileiros e contra o vírus.

Prisão

Entre as manchetes chama a atenção, não uma "carregada nas tintas", mas uma projeção com a imagem do presidente Bolsonaro (sem partido) na Torre de Londres, e uma frase em que pede a “prisão” do chefe da Nação brasileira por crime contra a humanidade devido à forma como está conduzindo o combate à pandemia da Covid no país.

***

Relevância zero

Da série projeto irrelevante para a sociedade manauara, outra proposta de lei passou a tramitar na Câmara de Manaus nesta segunda-feira, 21, em que institui o dia 1º de outubro como o Dia Municipal do Motorista de Uber. A matéria está na CCJ da casa para análise.

Legislar para quê?

Se proposta chegar a ser aprovada é arriscado causar ciumeira e outras do mesmo naipe poderão aparecer na casa, como o Dia do Motorista Pop e afins. Os vereadores de Manaus não param de surpreender na capacidade de legislar para o vazio. Nem parece que a cidade, o Estado e país têm coisas mais urgentes para se discutir e debater.

***

Corrupção na pauta

Mais um organismo vai ser lançado com o objetivo de coibir a prática de corrupção em órgãos públicos, trata-se do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção, que terá a colaboração dos Tribunais de Contas do Estado e da União, além da Controladoria-Geral da União (CGU). O evento vai ser virtual na próxima quinta, 24.

***

Fato

Já estão no Diário Oficial da Assembleia Legislativa do Amazonas as duas emendas constitucionais que versam sobre a autorização aos municípios do Estado para armar suas respectivas guardas municipais, além de que agora são denominados "guardas civis".

Falta concretizar

Com essa autorização legal, caberá ao Município de Manaus colocar em prática o projeto de armar a guarda municipal, além de capacitá-la no uso do armamento. Ressaltando que estes agentes têm a exclusiva competência de zelar e proteger o patrimônio público, tão somente.

Promessa

Na semana passada, o prefeito David Almeida (Avante) chegou a informar que o governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Segurança Pública, iria fazer a doação de pistolas para a guarda municipal. Mas, nada foi confirmado.

***

Emergência

Não bastasse o estrago que a pandemia da Covid causou no município em 2020, Maués voltou a entrar em situação de emergência, desta vez devido a cheia dos rios Maués-Açu e Apoquitaua, na calha do Baixo Amazonas, o que tem causado a inundação de bairros periféricos e ribeirinhos. O decreto, que tem duração de 90 dias, está no Diário Oficial do Estado do dia 18 deste mês.

***

MP vai apurar

A polêmica morte do motorista de ônibus, Sérgio Fragoso Monteiro, morto a tiros por policiais do Grupo Fera durante a Operação Coalizão do Bem, na sexta passada, vai ser apurada pelo Ministério Público do Amazonas. A denúncia já foi formalizada ao órgão e está nas mãos da promotora de Justiça Marcelle Cristine De Figueiredo Arruda.

***

Homenagem

A partir de agora o prédio da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) vai se chamar Dra. Rosemary Pinto, em honra à memória da ex-diretora-presidente da instituição, que morreu em janeiro deste ano de Covid. O novo nome foi publicado na semana passada, no Diário Oficial do Estado.