image


image

Valéria Costa

Jornalista e colunista

Coluna Ponto e Vírgula

Capítulo Amazonas se estende na CPI da Pandemia

16/06/2021
image 16/06/2021

Estaduais convocados

Após quase se 'autoconvidarem', os deputados estaduais do Amazonas, Fausto Jr. (MDB) e Delegado Péricles (PSL), deverão comparecer à CPI da Pandemia, no Senado, nos próximos dias. A presença de ambos foi solicitada pelo senador de Rondônia, Marcos Rogério (DEM), que teve requerimento aprovado nesta quarta.

Compartilhar dados

Os dois deverão falar do resultado da CPI da Saúde, que a Assembleia Legislativa realizou ano passado, em que investigou contratos e recursos da saúde do Estado do governo Wilson Lima (PSC). Oposicionistas, ambos são muito esperados pela ala bolsonarista da comissão.

Críticas

Fausto Jr., que está filiado há seis meses no partido de Braga, tem se dedicado nos últimos dias a tecer críticas sobre a condução da CPI sob o comando de Omar Aziz (PSD). Ele foi o relator da CPI na Aleam enquanto Péricles, o presidente da comissão.

***

Witzel aponta o dedo para Bolsonaro

Quarenta e três dias depois de iniciada a saga de encontrar culpados pelo caos causado pela pandemia da Covid no Brasil, a CPI da Pandemia ainda não havia visto uma acusação tão direta e com direito a nome aos bois quanto a protagonizada pelo governador cassado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), na manhã desta quarta.

Culpado

Desafeto do presidente Bolsonaro, Witzel direcionou ao chefe da Nação a culpa por todas as mortes em decorrência da Covid, à falta de apoio, de responsabilidade e de chamar para a presidência o verdadeiro enfrentamento ao problema, além do abandono dos governadores, deixando-os à mercê da desgraça que viria.

***

Número sombrio

E por falar nas vítimas fatais da Covid, o Brasil já beira os 500 mil mortos, um número assustador diante da realidade que é a vacina contra o vírus, mas que infelizmente avança a passos de tartaruga no país.

***

Doação encantada

Todo dia muda o prognóstico e agora já não se sabe quando chega ao pais as 3 milhões de doses da vacina da Janssen prometidas ao Brasil pelos Estados Unidos. A última previsão é que seria nesta quarta, 16, mas o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que a previsão, agora, é “quando embarcarem dos EUA”. 

***

Esperança

E nesta quinta-feira, 17, a população de Manaus de 39 anos de idade começa a ser vacinada contra a Covid, conforme novo anúncio feito pelo prefeito David Almeida (Avante). Esse público deve ser imunizado com a AstraZeneca, a mesma aplicada nos 40+

***

Ilustre presença

Antecipando em quase três meses seu retorno à Assembleia Legislativa, a deputada Joana Darc (PL) decidiu interromper sua licença-maternidade para que possa ir se adaptando aos poucos à sua nova jornada: a de mãe e parlamentar. Ela voltou nesta quarta às atividades legislativas, mas não foi só. Com ela estava um ilustre companheiro, o pequeno Joaquim, seu bebê de 4 meses.

Fazendo história

Acoplado em um canguru ao colo da mãe, Joaquim estreou até a tribuna da casa ao acompanhá-la em seu primeiro discurso parlamentar pós-licença. Com certeza a imagem foi inédita numa casa legislativa predominantemente masculina e que nunca, até então em sua história, havia tido uma parlamentar que deu à luz em pleno mandato.

***

Ajuda federal

A Câmara dos Deputados aprovou a MP 1030/2021, que abre crédito extraordinário de R$ 450 milhões ao governo federal para socorro a municípios brasileiros atingidos por chuvas em fevereiro deste ano e o deputado federal Zé Ricardo (PT) já enviou ofício ao Ministério do Desenvolvimento Regional para que destine parte desses recursos para ajudar as vítimas das enchentes que assolam o Amazonas. 

***

Canseira

E o serial killer de Brasília que está dando canseira nas polícias do DF e de Goiás. Sozinho. Será que ele é mais astuto que todo o aparato e inteligência policial?