image


image

Valéria Costa

Jornalista e colunista

Coluna Ponto e Vírgula

CPI da Pandemia inicia semana procurando respostas

14/06/2021
image 14/06/2021

Witzel tem que explicar

Na sequência para ouvir os gestores públicos, a CPI da Pandemia ouve esta semana o governador cassado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC). Ele vai ter que explicar aos senadores-membros da comissão sobre o enfrentamento à Covid em seu Estado e o uso de recursos públicos nessa ação.

Coerção

Em situação mais conflituosa está o empresário Carlos Wizard, apontado como um dos membros do “gabinete paralelo” do governo Bolsonaro. Wizard foi convocado a depor na quinta-feira, 17, mas até o momento ele não deu nenhum retorno à CPI: se vai ou não. Fora do país, a comissão já considera fazer uma condução coercitiva do empresário caso ele se recuse a comparecer ao Senado.

Campêlo na CPI

Mais uma vez o Amazonas vai estar no centro de debate da CPI da Pandemia esta semana, com o depoimento do ex-secretário de Saúde, Marcellus Campêlo, que acontece nesta terça-feira, 15, no Senado.

Pingo nos 'is'

Em seu depoimento, é esperado que Campêlo dê nome aos bois e, aponte, de fato, quem procrastinou e foi omisso na crise de oxigênio que atingiu Manaus no auge da segunda onda da pandemia da Covid, em janeiro deste ano.

***

Discurso

Ao fazer um balanço do "vacinaço" deste final de semana, o prefeito David Almeida (Avante) se confundiu em seu discurso e agradeceu a remessa de doses de vacinas ao ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

***

Mais vacinas

Ainda na seara da vacinação, é esperada, nos próximos dias, a chegada de 44 mil doses do imunizante da Janssen ao Amazonas, que deve ser direcionada para adolescentes PCDs de 13 a 17 anos.

***

No sense

E o presidente Bolsonaro continua a fazer das suas com a nova estratégia de aglomeração nos pais: as “motociatas”. A última foi no fim de semana em São Paulo e vai lhe render um inquérito civil instaurado pelo Ministério Público de São Paulo.

'Motociata' em Manaus

E Manaus, em julho, também vai receber este evento, que terá como anfitrião o ex-superintendente da Suframa, Coronel Menezes (Patriota), aspirante à única vaga do Senado para o Amazonas na eleição de 2022.

***

'Eu que consegui'

Projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa do Amazonas é deveras inusitado. Quer que seja colocado nas placas de inauguração de obras públicas o nome de deputado estadual autor da emenda parlamentar que custeou parte da obra ou a construção completa...

Ego inflado

Com propostas de lei como essa, a exemplo do que também acontece na Câmara de Manaus, revela que o nível mediano dos representantes do povo prejudica um trabalho mais sério e leis profícuas que realmente possam atender ao interesse coletivo e não o ego.

***

Fora do ar

À propósito, o site institucional da Câmara Municipal de Manaus está fora do ar desde o final de semana. É no mínimo curioso que a casa do povo esteja com sua página digital indisponível. Com a palavra, a presidência!

***

Coadjuvante

Com as prévias agendadas para novembro, em que vai escolher o pré-candidato a presidente da República, o PSDB deve ficar mesmo como coadjuvante em 2022 após uma larga história de protagonismo nas eleições presidenciais. O tempo dirá!