image


image

Valéria Costa

Jornalista e colunista

Coluna Ponto e Vírgula

'Viradão' da vacina, a grande jogada do governo

11/06/2021
image 11/06/2021

Expectativa

A força-tarefa de vacinação em massa da população com faixa etária a partir dos 40 anos de idade neste final de semana deve alavancar a posição do Amazonas no ranking nacional de imunização. Atualmente, o Estado se encontra em 5º lugar entre os entes federativos que já aplicaram a primeira e segunda doses da vacina, segundo dados do consórcio nacional de imprensa.

Aposta

Mas, quando se fala somente na primeira dose, o Estado cai para a 20º posição. Esse número vai aumentar exponencialmente. São esperadas mais de 200 mil pessoas nestes dois dias de vacinação para tomar a primeira dose do imunizante Oxford/AstraZeneca.

Acumulado

Conforme o site Imuniza Manaus, a capital amazonense já aplicou, até esta sexta-feira, 11, um total de 768.156 vacinas nas duas doses. Na primeira dose, a somatória é de 465.466; já a segunda, cai para 302.690.

***

Já estão avisados!

Portaria da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) publicada nesta sexta, 11, no Diário Oficial de Manaus (DOM), determina o comparecimento dos servidores designados para a força-tarefa de vacinação deste final de semana sob pena de ser considerada “falta grave” e com punição prevista no Estatuto dos Servidores.

Apoio

Somente no Município, a Semsa designou 2.755 servidores para trabalharem neste esquema de imunização, que será contabilizada como horas extras em seus contracheques.

***

Dando sopa

Este "viradão” da vacina deve tirar de casa dezenas de políticos do Estado que estão nesta faixa etária e que deverão ir se vacinar. É a oportunidade que os eleitores vão ter para cobrar um feedback de seus representantes e o que eles têm feito para melhorar a vida da população.

***

Um dia para chamar de seu

Empenhados em legislar de forma micro, os vereadores de Manaus não param de surpreender. A mais nova da vez é o projeto de lei que fixa o dia 26 de outubro como o Dia dos Servidores da Seminf, trabalhadores que atuam na Secretaria Municipal de Infraestrutura e, cuja data foi cuidadosamente pensada por ser, também, o Dia do Trabalhador da Construção Civil.

Seminfianos

Na justificativa da proposta, apresentada à CMM nesta quinta, 10, há uma defesa singular destes trabalhadores, chamados pelo autor de seminfianos por conta dos trabalhos desenvolvidos na infraestrutura da capital amazonense.

***

Será?

Com mais de 30 dias de atuação, com várias polêmicas vindo à tona em torno da leniência do governo federal no combate à pandemia da Covid e na aquisição das vacinas, a CPI da Pandemia parece não estar agradando a maioria da população. Pesquisa XP-Ipespe divulgada hoje revela que 57% dos entrevistados acreditam que a investigação vai acabar em "pizza".

Prova

A comissão entra numa fase crítica em que tem que reafirmar seu propósito de existir, administrar a ira dos apoiadores de Bolsonaro, o eventual boicote de governadores convocados e a própria postura bélica do presidente da República. E ainda faltam dois meses para ela finalizar.