image


image

Valéria Costa

Jornalista e colunista

Coluna Ponto e Vírgula

Quatro meses depois e o ensaio de CPI da Amazonas Energia é 'linha morta'

10/06/2021
image 10/06/2021

Arquivada

Depois de quase 4 meses desde que foi formalizada à mesa diretora da Câmara Municipal de Manaus, inclusive com assinaturas respaldando a iniciativa, o requerimento do vereador Rodrigo Guedes (PSC), em que pedia a instalação de uma CPI para investigar os serviços da empresa Amazonas Energia na capital amazonense foi, oficialmente, arquivado nesta quinta, 10, pela Procuradoria-Geral da casa.

Sem competência

O argumento da procuradoria é que o Poder Legislativo municipal não tem competência para investigar uma concessionária de serviços federais, sendo, portanto, a Câmara de Manaus incompetente para atuar neste fim.

Campeã

A empresa Amazonas Energia é a campeã, absoluta, ano após ano, de reclamações, queixas e ações judiciais encabeçadas tanto pelo Procon municipal quanto estadual de usuários insatisfeitos com os serviços oferecidos.

***

Alvoroço

Mal o governador Wilson Lima anunciou a vacinação em massa de toda a população acima dos 40 anos de idade contra a Covid para este final de semana que, foi o suficiente para causar agitação neste público. Números do Ministério da Saúde, usados pelo DataSus, estimam uma população de 303.661 pessoas entre 40 e 49 anos de idade residentes em Manaus.

Idade produtiva

A expectativa é muito grande, até porque este público é o terceiro mais populoso de Manaus, perdendo apenas para as faixas dos 30+ e os 20+ e justamente no auge da idade produtiva, protagonistas da roda da economia e de suas bases familiares.

***

'Barbas de molho'

Membro da CPI da Pandemia, o senador Rogério Carvalho (PT-SE) acredita que a decisão da ministra Weber que autorizou um Habeas Corpus ao governador do Amazonas não deve ser extensiva aos demais governadores convocados, mas para que isso não aconteça sugeriu que a mesa diretora da CPI transforme todos os requerimentos de convocação de governadores para convite.

Blindagem

No mês passado, após a CPI aprovar a convocação de nove governadores, o grupo ingressou, por meio do Colégio Nacional de Procuradores, com uma ação no Supremo para barrar estes depoimentos. A relatora da ADPF é a ministra Rosa Weber, que ainda não emitiu nenhum despacho ao processo.

***

Recuperação

Quatro dias após ter sido depredada e incendiada nos ataques do final de semana em Manaus, a UBS do bairro Nova Esperança, na Zona Oeste de Manaus, foi reinaugurada nesta quinta, 10, com a presença do prefeito David Almeida (Avante) e representantes da empresa Rio Solimões, que tem contrato sob o modelo PPP na manutenção preventiva predial e responsável pelas obras de recuperação do espaço.

***

Estagnado

A cota do nível do rio Negro se estagnou em 30 metros. Mesmo sem apresentar nenhum crescimento nos últimos dias, essa é a maior cheia em 119 anos, desde que se iniciou a medição do rio e, até então, não havia chegado a esta marca. A tendência agora, dizem os especialistas, é que o rio inicie o processo, mesmo que lento, de vazante.

***

Curiosidade

Na próxima quinta-feira, 17, o prefeito David Almeida prometeu anunciar um grande pacote de obras de infraestrutura para Manaus. Essas ações devem ser concretizadas com recursos federais que o gestor foi buscar em Brasília em audiência com o presidente Bolsonaro (sem partido). No entanto, os valores dos repasses e por quais ministérios serão feitos não foram divulgados ou publicitados.