image


image

Valéria Costa

Jornalista e colunista

Coluna Ponto e Vírgula

Uma nova aliança política se desenha no Amazonas

08/06/2021
image 08/06/2021

Best friends

Ciceroneado pelo ex-superintendente da Suframa, Coronel Menezes (Patriota), o prefeito David Almeida (Avante) se reuniu com o presidente Bolsonaro (sem partido), nesta terça, 8, em Brasília, onde recebeu o compromisso de investimentos federais em Manaus em infraestrutura, habitação, saúde e projetos para a recuperação econômica local. Menezes fez questão de divulgar o encontro em vídeo nas suas redes sociais.

Teaser

Sem antecipar valores e nem em que tipo de obras ou ações serão investidos, David Almeida, também em vídeo nas suas redes sociais, apenas informou que será o “maior pacote de obras e de recuperação da atividade econômica” e que fará um anúncio oficial no próximo dia 17.

Anfitrião

Adversários na disputa pela Prefeitura de Manaus, em 2020, Almeida e Menezes agora posam juntos. O ex-chefe da Suframa, inclusive, foi quem intermediou o encontro entre o prefeito da capital amazonense e o presidente Bolsonaro. Será que nasce aí uma nova aliança política?

Aliança

Para Menezes, essa aliança seria uma “mão na roda”, já que ele não encontra espaço nos grupos políticos estabelecidos no Amazonas e, se ampara na amizade com o presidente Bolsonaro para deslanchar seu posicionamento e presença política no Estado.

***

Alento

A cúpula da Segurança do Amazonas aguarda, ansiosa, o reforço de 144 policiais da Força Nacional de Segurança para reprimir a criminalidade instalada no Estado. Não é a primeira vez que esta ajuda federal vem ao Amazonas, mas parece que não deixou nenhum ensinamento aos agentes locais.

Perguntar não ofende

Mas será que esse reforço, que só terá validade de 30 dias, vai mesmo ser decisivo na repressão ao crime no Amazonas? A população anda incrédula.

***

Ah tá!

Pressionado pelos membros da CPI da Pandemia em novo depoimento nesta terça, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reconheceu que a cloroquina não tem a eficácia científica comprovada para o tratamento da Covid e que este debate tem provocado grande divisão entre a categoria dos médicos.

***

Triste realidade

Não bastassem as restrições impostas pela pandemia da Covid, agora a população manauara tem que conviver com outras restrições: as impostas pelo medo da criminalidade e a ameaça de criminosos em fazer, a qualquer momento, ataques na cidade, similares ao terrorismo, e ter que fechar tudo às pressas e deixar a população no vácuo.