image


image

Valéria Costa

Jornalista e colunista

Coluna Ponto e Vírgula

Pazuello ganha 'sobrevida' na política brasileira

04/06/2021
image 04/06/2021

Dito pelo não dito

A pressão do presidente Bolsonaro (sem partido) surtiu efeito e, sete dias depois de o chefe da Nação se reunir com o ministro da Defesa, Braga Netto, num voo para o município de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, cuja pauta era a punição ao ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, o Exército decidiu não lhe imputar qualquer penalidade.

Vitória de Bolsonaro

A decisão do Exército, em incorrer em suas próprias leis, não foi bem digerida no mundo político, que acredita que isso pode abrir precedentes para insurreições internas. Mas, aliados de Bolsonaro comemoraram o arquivamento do procedimento aberto para apurar possível infração de Pazuello que, estando na ativa, participou de ato político ao lado do presidente no Rio de Janeiro.

Impunidade

Pazuello não só foi poupado como até ganhou cargo comissionado esta semana em órgão vinculado à presidência da República. Ele vai ser secretário de Estudos Estratégicos da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos.

***

Linha tênue

Com um mês de trabalho, a CPI da Pandemia no Senado entra numa zona perigosa: a de ser confundida como ferramenta meramente política, mesmo estando no centro de fatos políticos. A postura reativa do presidente Bolsonaro quando o assunto é a CPI revela este incômodo. A reação dos membros da comissão, principalmente a presidência, às declarações de Bolsonaro, também mostra isso.

Responsabilidade

A estratégia bolsonarista pode ser essa, a de confundir os trabalhos da CPI da Pandemia, mas a população que vivencia essa tragédia sanitária e que tem relatos tristes ao seu redor quer respostas e espera um resultado contundente. Os membros da CPI têm uma responsabilidade e também não podem confundi-la com política por política.

***

MMA

Pioneira na realização de um grande evento de lutas marciais no formato digital, o Grupo Norte de Comunicação estreou, nesta sexta, a primeira edição da Copa Norte de MMA, com a pesagem dos atletas que disputam a seletiva Manaus. Nos próximos dias 12 e 19 deste mês acontecem as seletivas do campeonato nas capitais Boa Vista (RR) e Palmas (TO).

Luta

A primeira seletiva do campeonato acontece neste sábado, 5, em Manaus, com a luta de 19 atletas, com início às 17h. O evento será sem público, mas com transmissão pelas redes sociais da TV Norte Amazonas e o Portal Norte de Notícias.

***

Fogo de palha

Após três dias de muita euforia, esperança e locais de vacinação lotados, a imunização das pessoas abaixo dos 55 anos sem comorbidades voltou à estaca zero. A Prefeitura de Manaus não tem definição de novo calendário de vacinação.

Novo grupo

Já os trabalhadores do transporte coletivo rodoviário e os caminhoneiros começam a ser vacinados contra o vírus neste sábado, 5, conforme o calendário de imunização dos grupos prioritários divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde.

***

Jogo político

A disputa eleitoral de 2022, tanto em nível estadual quanto federal, se desenha como a mais acirrada e tensa desde a redemocratização do país. E esse cenário que se avizinha tem como precedentes os últimos acontecimentos políticos, cujo palco principal, hoje, é a CPI da Pandemia.

***

Crise até no futebol

A crise política que o país atravessa já afeta uma das principais paixões do brasileiro: o futebol. A Seleção Brasileira sob o comando do técnico Tite já ameaça não disputar a Copa América 2021, que vai ser mesmo realizada aqui e uma medida de emergência já está sendo elaborada para evitar esse fiasco. Brasil não é terra para amadores!