image


image

Valéria Costa

Jornalista e colunista

Coluna Ponto e Vírgula

Lula lidera movimento para um auxílio emergencial de R$ 600

06/05/2021
image 06/05/2021

Lula endurece pressão

Em reuniões diárias com políticos em Brasília, onde está desde o início da semana, o ex-presidente Lula tem conversado com aliados e até integrantes do "centrão", numa espécie de pressão, para que o auxílio emergencial do governo federal seja reajustado para o valor de R$ 600.

Encontro

Esse foi o tema do encontro que Lula manteve, na noite desta quarta-feira, 5, com o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PL-AM). Oficialmente, a reunião se trata de uma visita institucional. Nos bastidores, é mais um passo da articulação política do ex-presidente rumo a uma frente de apoio para 2022.

Projeto 2022

Nestes encontros, o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, é figura certa. Gleisi Hoffman, presidente nacional do PT e deputada federal também. Nesta quinta, a reunião institucional que teria com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) foi cancelada. Em breve, ele vai iniciar uma série de viagens pelo país no projeto de "Reconstrução do Brasil".

***

Código tributário

Para o deputado federal José Ricardo (PT-AM), a PEC 45/19, que é a proposta de reforma tributária que tramita na Câmara dos Deputados não vai prosperar. Ele lembra também que a proposta do governo federal ainda não chegou no Congresso e, que, tão cedo, a revisão do código tributário do país vai chegar a um consenso.

Sem clima

Segundo ele, para se ter uma reforma tributária, de fato, requer clima político favorável e, nesse momento que o país atravessa, não há. "Não existe esse clima".

***

Filosofia

O delegado da Polícia Federal, Alexandre Saraiva, usou de citações de pensadores e suas redes sociais para responder sobre a decisão da Justiça Federal, que determinou à PF do Amazonas que devolva parte da madeira apreendida em grande operação em dezembro do ano passado.

Aumenta a tensão

A apreensão é o centro da crise entre Saraiva e o ministro Ricardo Salles, do Meio Ambiente. O delegado afirmou que, "de um lado criminosos movidos por lucro, com ministro de Estado (MMA) e diversos parlamentares em suas fileiras com argumentos baseados no ardil e na fraude.  De  outro servidores públicos de vários cargos, movidos por altruísmo. A história dirá quem vencerá", filosofa.

***

Vaselina

A falta de vontade do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em responder objetivamente questionamentos dos membros da CPI da Pandemia irritou os presentes e criou um clima tenso na reunião. O gestor se manteve resistente em responder qual sua posição sobre o uso da cloroquina em pacientes da Covid-19.

A vilã

A primeira semana de depoimentos da CPI da Pandemia mostrou que o país, o meio político e as decisões estratégicas para frear o avanço da Covid têm uma inimiga em comum: a cloroquina. Foram mais de 20 horas dedicadas a entender a influência que o medicamento tem nesse contexto, dando-lhe uma relevância fora do comum.

***

Esperança

Mesmo sem ter uma data definida e um cronograma elaborado, a Prefeitura de Manaus já anunciou a abertura de cadastro para profissionais da educação e gestantes no site Imuniza Manais para receberam a vacina contra a Covid. Falta apenas os imunizantes.